O Estádio Nacional, edificado na zona de Monte Vaca, Achada de São Filipe, a norte da capital, pela construção chinesa, está totalmente concluído e vai ser inaugurado em Novembro próximo pelo Governo de Cabo Verde.

A informação foi dada à Inforpress pelo diretor-geral dos Desportos, Inácio Carvalho, que esteve, hoje a tarde, neste que já é considerado a maior infra-estrutura desportiva de Cabo Verde, e que acompanhou uma visita dos deputados do grupo parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV - no poder), em parceria com os eleitos municipais da Praia.

Inácio Carvalho destacou a qualidade da obra, classificando-a de «melhor infra-estrutura desportiva do país» e que, a seu ver, nasceu a bom tempo, alegando que o desporto cabo-verdiano «hoje está em desenvolvimento, com novos desafios e novas demandas».

«Com este excelente estádio, moderno, o desporto cabo-verdiano estará, cada vez mais valorizado», afirmou o Inácio Carvalho, para quem o país esta em condições de dar vazão aos anseios dos desportistas, sobretudo nas modalidades de futebol e atletismo.

Já a porta-voz do grupo parlamentar do PAICV, Dúnia Pereira, classificou a infra-estrutura como uma «obra de vulto que dignifica o desporto cabo-verdiano, de forma a corresponder a expectativa do país» que, segundo disse, além das infra-estruturas, Cabo Verde tem estado a dar respostas no futebol, no basquetebol, no judo e nos paralímpicos, de entre outras modalidades.

A deputada da nação fez questão de agradecer à China pela realização desta «grande infra-estrutura desportiva», afirmando mesmo estar bastante satisfeita pela qualidade da obra.

Com capacidade para 15 mil assentos já implantados, dos quais cinco mil cobertos, o Estádio Nacional está equipado com posto de iluminação e 80 câmaras com capacidade para alcançar 300 a 500 metros dos acontecimentos em redor.

Executada por técnicos chineses, o Estádio Nacional ocupa uma área de 11.530 metros quadrados, está equipado com relva sintética, autorizada pela FIFA, e dispõe de uma pista de atletismo.

A infra-estrutura, concluída em três anos, está equipada com quatro balneários, cabine de imprensa, salão para fisioterapia, espaços apropriados para a polícia, bombeiros e médicos, bem como para outros agentes desportivos e tem ainda um espaço externo para a prática das disciplinas de atletismo como lançamento de dardo, salto em comprimento e altura, de entre outras variedades.

O relvado está circundado pela pista de tartan a volta do relvado (totalmente implantado), para oito corredores, habilitada para receber as diversas disciplinas de atletismo mais as modalidades de salto em altura, triplo e lançamento de peso, enquanto as modalidades de lançamento de disco e peso ficam destinadas à pista construída no recinto externo do Estádio.

O acordo para a construção do estádio foi assinado a 11 de Novembro de 2009 e o projeto foi financiado no âmbito de ajudas gratuitas e empréstimos sem juros concedidos pelo Governo chinês, no quadro dos acordos de cooperação económica e técnica assinados entre Cabo Verde e China.