O SAPO Desporto foi visitar o Estádio Nacional de Cabo Verde, situado em Monte Vaca, cidade da Praia. A infraestrutura já se encontra pronta, faltando apenas os arruamentos circundantes e alguns acabamentos. Segundo notícia avançada pela agência Lusa, a obra deverá ser entregue aos representantes cabo-verdianos ainda em novembro deste ano.

O verde do relvado do novo estádio parece completar o quadro criado pelos montes verdejantes à volta da estrutura. O piso é sintético e certificado pela FIFA. Apesar das críticas de que o piso deveria ser natural, o engenheiro António Nascimento, coordenador do projeto da parte do Ministério das Infraestruturas, explica que já se fizeram testes com relvados naturais em Cabo Verde e não houve bons resultados, nem no Estádio da Várzea e no Adérito Sena.

No total são 15 mil lugares, distribuídos em quatro bancadas. O espaço coberto corresponde a cinco mil lugares da bancada oeste. O coordenador do projeto explica que seria dispendioso ter uma área coberta maior. Este estádio tem uma altura de quase 19 m e uma área total de quase 12 mil metros quadrados. Os acessos às bancadas são 18 no total – cinco dos lados este e oeste e quatro dos lados norte e sul.

O estádio tem também uma pista tartan com oito corredores, bem como uma pista para saltos em comprimento e ainda espaço para lançamento de dardo. O espaço possui iluminação sobre o relvado, o que permite a realização de provas em horário noturno.

O sistema de vigilância é moderno, com 80 câmaras instaladas, tanto no interior como no exterior do recinto.

Balneários, sauna, sala VIP, casas-de-banho, Sala de Imprensa, espaços comerciais, são algumas das instalações distribuídas pelos quase 12 mil metros quadrados do estádio que ainda não tem nome.

António Nascimento adianta que as instalações de energia, água, telecomunicações, também já foram feitas. O espaço permite fazer a transmissão de jogos já que «tudo foi pensado» previamente nesse sentido.

A primeira pedra desta infraestrutura foi lançada em Outubro de 2010. O projeto inicial previa 10 mil lugares, mas o número foi alargado para 15 mil. A obra custou 1 milhão e 480 mil contos cabo-verdianos (13 milhões, 612 mil , 263 euros), um financiamento da República Popular da China.

Numa visita oficial ao espaço, o embaixador da China em Cabo Verde, Su Jian, indicou que o Estádio Nacional será entregue ao governo cabo-verdiano e inaugurado em novembro, adianta agência Lusa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.