Um grupo de especialistas chineses da empresa construtora do Estádio Nacional, edificado em Monte Vaca, arredores da Cidade da Praia, vai continuar a trabalhar nesta infraestrutura desportiva por mais um ano, até a formação de gestores cabo-verdianos.

Esta informação foi avançada à Inforpress pelo embaixador da China em Cabo Verde, Siu Jam, para quem os especialistas chineses estão preparados para transmitir as suas experiências aos futuros gestores do estádio, visando uma melhor racionalização e manutenção desta infraestrutura desportiva que já é referenciada como a maior do país.

Siu Jam indicou que o estádio está equipado com tecnologias de ponta «altamente sofisticadas», como as câmaras que acompanham o evoluir das provas de atletismo que requer formação e especialização de forma que a sua utilização seja o melhor possível.

Dotado para 15 mil assentos já implantados, dos quais cinco mil em espaço coberto, o Estádio Nacional, já totalmente concluído, está equipado com posto de iluminação e 80 câmaras com capacidade para alcançar 300 a 500 metros dos acontecimentos em redor.

Executado por técnicos chineses, o Estádio Nacional ocupa uma área de 11 530 metros quadrados e está equipado com relva sintética, autorizada pela FIFA, e dispõe de uma pista de atletismo com oito corredores.

A infraestrutura, concluída em três anos, está equipada também com quatro balneários, cabine de imprensa, salão para fisioterapia, espaços apropriados para a polícia, bombeiros e médicos, bem como para outros agentes desportivos e tem ainda um espaço externo para a prática das disciplinas de atletismo como lançamento de dardo, salto em comprimento e altura, de entre outras variedades.

O relvado está circundado pela pista de tartan (totalmente implantado), para oito corredores, habilitada para receber as diversas disciplinas de atletismo mais as modalidades de salto em altura, triplo salto, enquanto as modalidades de lançamento de disco e peso ficam localizadas na pista construída no recinto externo do estádio.

O acordo para a construção do estádio foi assinado a 11 de Novembro de 2009 e o projeto foi financiado no âmbito de ajudas gratuitas e empréstimos sem juros concedidos pelo Governo chinês, no quadro dos acordos de cooperação económica e técnica assinados entre Cabo Verde e China.