O Sporting Clube da Praia  e os Travadores inauguram a época futebolista em Santiago Sul com a disputa da final da Supertaça, a 10 de novembro, no Estádio da Várzea.

Os “leões” da capital participam na qualidade da detentora do título regional enquanto a equipa encarnada dos “Travadores” ganharam o passaporte face à vitória da Taça Santiago Sul.

O campeonato regional começa a 15 de novembro com as duas equipas, Sporting e Travadores, a defrontarem-se, uma vez mais no espaço de cinco dias, a contar para a jornada inaugural.

De acordo com o sorteio já realizado, a Académica da Praia faz a receção ao Tchadense enquanto a formação do Desportivo da Praia, vice-campeã, apadrinha o regresso do histórico Vitória Futebol Clube da Praia à primeira divisão.

Ainda a contar para a primeira jornada do escalão principal do regional de Futebol de Santiago Sul, a equipa axadrezada do Boavista defronta o Bairro, ao passo que Varanda e Celtic encerram a jornada inaugural.

O regional de futebol de Santiago Sul, edição 2012/13, conta como grande novidade o regresso do Vitória, após uma época no escalão secundário, equipa que troca com a Associação Desportiva da Ribeira Grande (Cidade Velha) despromovida à “Segundona”.

O presidente da ARFSS, Mário “Donnay” Avelino, disse que todas as condições já estão a ser criadas para que a época arranque efetivamente na data aprazada e que as inscrições já estão abertas na sede associativa, no pavilhão desportivo “Vává Duarte”.