Os árbitros de São Vicente ameaçam boicotar as provas regionais de futebol caso a Associação de Futebol não regularize uma dívida que ascende os 200 contos (1843 euros), revelou à Inforpress o presidente do Conselho de Arbitragem, Romualdo Rodrigues.

A decisão dos árbitros foi tomada em plenária, realizada esta semana, no Mindelo, e dela já deram conhecimento à associação, através de um ofício.

Romualdo Rodrigues explicou que a dívida relaciona-se com os prémios de jogo das equipas de arbitragem nomeadas para as partidas de parte dos campeonatos de sub-15, sub-17 e futebol feminino sénior, disputados na época transata.

«A decisão do coletivo é não apitar jogos organizados pela associação até que a dívida seja saldada, até para não abrir precedentes», concretizou a mesma fonte.

Contactado pela Agência Inforpress, o presidente da Associação de Futebol de São Vicente, Benvindo Leston, confirmou que a associação está em dívida para com os árbitros no montante de 289 contos (2663 euros), mas que, mal entre dinheiro na associação, a prioridade é pagar aos árbitros.

«O que temos por receber em subsídios dá para pagar aos árbitros folgadamente», considerou Benvindo Leston, que espera trazer novidades aos árbitros quando regressar da assembleia geral da Federação Cabo-verdiana de Futebol, prevista para este fim-de-semana na Cidade da Praia.

«Vamos ver se entram os subsídios para pagar aos árbitros, mas este é um problema que não me preocupa, pois será resolvido em tempo oportuno», concluiu Benvindo Leston.

As provas oficiais do calendário da associação principiam no dia 26 com o jogo da Supertaça entre o Mindelense, campeão em título, e Falcões do Norte, finalista vencido da Taça São Vicente.

Seguem-se o Torneio de Abertura, as eliminatórias da Taça São Vicente e o campeonato regional.