A Câmara Municipal da Praia (CMP) realiza a 8 de Novembro na Expo Arte a IV edição da Gala do Desporto da Praia, como forma de distinguir as figuras e melhores equipas desportivas das temporadas 2011/12 e 2012/13.

A organização pretende com esta iniciativa reconhecer publicamente o trabalho desenvolvido por atletas, treinadores, dirigentes e clubes do município da Praia que se destacaram durante a época desportiva de 2012/13 nas diferentes modalidades, contribuindo assim para a elevação da qualidade do desporto no Município da Praia.

A Gala do Desporto visa também reconhecer publicamente o trabalho desenvolvido por jornalistas desportivos e empresas que patrocinam atividades das diversas modalidades desportivas praticadas no município da Praia.

Deliberada pela Câmara Municipal da Praia, numa sua reunião ordinária de Setembro de 2013, ao abrigo do artigo 37º do Estatuto dos Municípios, o regulamento da Gala do Desporto 2013 do Município da Praia já foi aprovado, tendo a organização a missão de premiar também todos os campeões regionais da época 2011/12, de forma a compensar a não realização da Gala do Desporto de 2012.

A Gala do Desporto 2013 vai distinguir “Os Campeões Regionais e Nacionais da Praia”, “Os melhores de cada modalidade / disciplina”, “O melhor jornalista desportivo”, “Os Melhores do Ano”, a serem selecionados no universo das diversas modalidades desportivas: o melhor dirigente do ano, o melhor treinador do ano e o melhor atleta do ano, todos sob nomeação das Associações Regionais, e a empresa mais patrocinadora.

A Gala do Desporto é referenciada pelas autoridades municipais como uma atividade introduzida na agenda desportiva da Cidade da Praia, com o intuito de reconhecer publicamente o mérito dos melhores atletas, treinadores, juízes, dirigentes e clubes deste município, bem como jornalistas, órgãos de imprensa e empresas que se destacaram durante a época desportiva nas diferentes modalidades.

A IV edição da Gala da CMP antecipa a Gala dos Desportos promovida anualmente pela Direcção-Geral dos Desportos e que assinala o Dia do Desporto Cabo-verdiano, no segundo domingo de novembro.