O município de Santa Catarina do Fogo solicitou uma comparticipação do Governo, através do Ministério da Educação e Desporto para dar continuidade às obras de construção do estádio municipal.

O edil, João Aqueleu Barbosa Amado, disse à Inforpress de que com recursos próprios a edilidade já edificou os balneários e o espaço para recepção de equipas/caravanas e extensão do rectângulo de jogo, faltando neste momento a construção de bancada com capacidade para 1200 a 1500 lugares e o piso em terra batida, para uma primeira fase.

Segundo diz, para a construção da bancada e do piso a edilidade solicitou uma comparticipação do Governo no valor de 5.500 contos e agora aguarda a resposta.

Há duas épocas desportivas que as equipas de Santa Catarina (Cova Figueira) estão sem um espaço apropriado para a prática do futebol, sendo que a falta das infraestruturas foi apontada, no fórum realizado no mês de Julho, como o constrangimento maior para o desenvolvimento do desporto naquele município.

Desde a época 2011/12, altura em que se iniciaram as obras, as equipas de Santa Catarina não participam no campeonato regional de futebol do primeiro escalão e todas as quatro equipas federadas do município (Baxada, Desportivo, Esperança e Parque Real) militam no segundo escalão.

Enquanto que nos outros dois municípios da ilha existem campos relvados, Santa Catarina ainda não dispõe de um estádio municipal com dignidade.