O Estádio Nacional de Cabo Verde, edificado em Monte Vaca, arredores da Cidade da Praia, será oficialmente inaugurado no dia em que o arquipélago comemorar 39 anos de independência (5 de julho de 2014), disse hoje o primeiro-ministro cabo-verdiano.

José Maria Neves falava aos jornalistas após uma visita ao já concluído estádio, construído pela China, faltando apenas terminar os arranjos exteriores, como a construção de uma estrada de acesso, e criar condições para rentabilizar uma infraestrutura que José Maria Neves referenciou como a maior do país.

«A nossa intenção é transformar este estádio numa entidade público/empresarial, para poder ser gerida com todo o profissionalismo e garantir a sustentabilidade», adiantou o chefe do Governo, lembrando que, a partir do momento da inauguração oficial, Cabo Verde pode trazer outras competições internacionais para o país.

O novo estádio nacional, cujo contrato foi assinado em novembro de 2009 e as obras arrancaram um ano mais tarde, está dotado de condições para a prática de várias modalidades, sobretudo o atletismo, tendo capacidade para transmitir jogos por todo o mundo e «excelentes condições» para a imprensa.

A infraestrutura, acrescentou, marca o início da construção de uma Cidade Desportiva na ilha de Santiago, pois a ideia é contar também com um polidesportivo moderno, a instalação de um centro de estágios e a criação de condições para o desenvolvimento dos desportos náuticos.

«Temos de desenvolver os desportos náuticos em todas as modalidades possíveis, porque somos um arquipélago e temos grandes potencialidades no domínio deste desporto», referiu.

Com capacidade para 15 mil lugares sentados, 5.000 deles cobertos, o estádio nacional está equipado com torres de iluminação e dispõe de 80 câmaras de vigilância com capacidade para alcançar 300 a 500 metros dos acontecimentos em redor.

Executado por técnicos chineses, o Estádio Nacional ocupa uma área de 11.530 metros quadrados, está equipado com relva sintética, autorizada pela FIFA, e dispõe de uma pista de atletismo, em tartan, com oito corredores.

A infraestrutura está equipada com balneários, cabine de imprensa, salão para fisioterapia, espaços apropriados para a polícia, bombeiros e médicos, bem como para outros agentes desportivos.

Conta também com um espaço externo, ao lado do estádio, para a prática das disciplinas de lançamentos no atletismo - dardo, disco e martelo,

O custo do estádio ascende a 1.480 milhões de escudos (12,6 milhões de euros) e foi financiado no âmbito de ajudas gratuitas e empréstimos sem juros concedidos pelo governo chinês, no quadro dos acordos de cooperação económica e técnica assinados entre os dois governos.