Os árbitros inscritos no Conselho de Arbitragem decidiram, na noite de quarta-feira, apitar os jogos depois do presidente da Associação ter liquidado mais de 50 por cento da dívida, superior a 250 mil escudos referentes a época passada.

A decisão saiu de uma longa reunião entre o presidente da direção da Associação Regional de Futebol, Pedro Pires, e os árbitros de futebol, realizada na noite de quarta-feira, para a viabilização do arranque da época futebolística 2013/14.

Pedro Pires recusou-se a apontar o montante concreto do valor liquidado ou a origem do financiamento, limitando-se a dizer que ficou assente que a outra parte também vai ser paga nos próximos tempos.

Face à solução encontrada, Pedro Pires avançou que a primeira mão de liguilha entre Juventude, penúltimo classificado do primeiro escalão na época passada, e Brasilim, segundo classificado do campeonato do segundo escalão, vai se realizar na sexta-feira, a partir das 16h00, no estádio 5 de Julho, e a segunda mão, no domingo, à mesma hora e no mesmo espaço, para apuramento da equipa que vai disputar o campeonato regional do primeiro escalão, cujo arranque está previsto para o dia 23 deste mês de Novembro.

Segundo o dirigente desportivo, as duas equipas foram avisadas com antecedência necessária da realização dos jogos.

As equipas que militam no primeiro escalão, Cutelinho, Grito Povo e No Pintcha (Mosteiros), Académica, Botafogo, Spartak, Valencia, Vulcânico e União de São Lourenço (São Filipe) têm até esta quinta-feira para proceder à entrega dos respectivos dossiês de inscrição dos jogadores.

Em relação à Policia Nacional, cuja dívida ultrapassa os 100 mil escudos, Pedro Pires comprometeu-se em pagar, ao menos, 50 por cento, tendo recebido garantias da chefia da policia de policiamento e manutenção de ordem e segurança no estádio 5 de Julho, no final de semana.