O embaixador da República Popular da China em Cabo Verde, Su Jian, entrega sexta-feira, de forma simbólica, a chave do Estádio Nacional ao governo de Cabo Verde, numa cerimónia que se realiza no Palácio das Comunidades.

O ato será marcado pela assinatura do certificado de entrega e receção da obra do Estádio Nacional - edificado em Monte Vaca, em Achada de São Filipe – pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, José Luís Rocha e o embaixador Su Jian.

A obra custou cerca de 50 milhões de dólares (quatro milhões de contos), foi financiado no âmbito de ajudas gratuitas e empréstimos sem juros concedidos pelo governo chinês, no quadro dos Acordos de Cooperação Económica e Técnica assinados entre os dois governos.

Com capacidade para 15 mil assentos, dos quais cinco mil cobertos, o Estádio Nacional está equipado com posto de iluminação e 80 câmaras com capacidade para alcançar 300 a 500 metros dos acontecimentos em redor.

Executada por técnicos chineses, o Estádio Nacional ocupa uma área de 11.530 metros quadrados, está equipado com relva sintética, autorizada pela FIFA.

A infraestrutura, concluída em três anos, está equipada com balneários, cabine de imprensa, salão para fisioterapia, espaços apropriados para a polícia, bombeiros e médicos, bem como para outros agentes desportivos e tem ainda um espaço externo para a prática das disciplinas de atletismo como lançamento de dardo, salto em comprimento e altura, de entre outras variedades.

O relvado está circundado pela pista de tartan a volta do relvado (totalmente implantado), para oito corredores, habilitada para receber as diversas disciplinas de atletismo mais as modalidades de salto em altura, triplo e lançamento de peso.

O acordo para a construção do estádio foi assinado a 11 de Novembro de 2009 e o projeto foi financiado no âmbito de ajudas gratuitas e empréstimos sem juros concedidos pelo Governo chinês, no quadro dos acordos de cooperação económica e técnica assinados com Cabo Verde.

De acordo com uma nota do Ministério das Relações Exteriores, Cabo Verde e a República Popular da China estabeleceram relações diplomáticas a 25 de Abril de 1976, sendo que a partir desta data, sendo que a China transformou-se hoje num dos mais importantes parceiros de desenvolvimento do arquipélago.