A China entregou hoje, formalmente, o novo Estádio Nacional de Cabo Verde, na Cidade da Praia, com capacidade para 15 mil espetadores, obra orçada em 12,6 milhões de euros e que demorou três anos a edificar.

Numa breve cerimónia, que decorreu na sede do Ministério das Relações Exteriores cabo-verdiano, o embaixador chinês na Cidade da Praia, Su Jian, oficializou a entrega da nova infraestrutura à ministra da Educação e Desporto cabo-verdiana, Fernanda Marques, e ao secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, José Luís Rocha.

No ato, Su Jian destacou a ideia de a China ter cumprido "um sonho" dos simpatizantes do desporto, realçando tratar-se da obra mais cara e de maior envergadura edificada pela cooperação chinesa em Cabo Verde, que envolveu 200 trabalhadores chineses e 400 cabo-verdianos.

Para ficar concluído, acrescentou Su Jian, falta apenas construir o pequeno troço de ligação, por estrada, ao anel rodoviário da Cidade da Praia, o que demorará cerca de quatro meses, a tempo da inauguração oficial do Estádio Nacional, prevista para 05 de julho de 2014, dia em que Cabo Verde celebra o 39.º aniversário da independência.

Em declarações à agência Lusa, Fernanda Marques indicou que se está a pensar em abrir uma espécie de concurso nacional e internacional, através da internet, para escolher o nome a dar à nova infraestrutura desportiva.

Salientando tratar-se de mais uma infraestrutura desportiva, Fernanda Marques realçou que, ao longo dos últimos anos, todos os estádios de futebol que são utilizados nas nove ilhas habitadas de Cabo Verde para o campeonato nacional já estão devidamente equipados com relva sintética aprovada pela FIFA.

O novo estádio nacional, cujo contrato foi assinado em novembro de 2009 e as obras arrancaram um ano mais tarde, está dotado de condições para a prática de várias modalidades, sobretudo o atletismo, e de excelentes condições para a imprensa.

A infraestrutura marca o início da construção da Cidade Desportiva na ilha de Santiago, pois a ideia é contar também com um polidesportivo moderno, com a instalação de um centro de estágios, e a criação de condições para o desenvolvimento dos desportos náuticos.

Com capacidade para 15 mil lugares sentados, 5.000 deles cobertos, o estádio nacional está equipado com torres de iluminação e dispõe de 80 câmaras de vigilância com capacidade para alcançar 300 a 500 metros dos acontecimentos em redor.

O novo Estádio Nacional ocupa uma área de 11.530 metros quadrados, está equipado com relva sintética, autorizada pela FIFA, e dispõe de uma pista de atletismo, em tartan, com oito corredores.

A infraestrutura está equipada com balneários, cabine de imprensa, salão para fisioterapia, espaços apropriados para a polícia, bombeiros e médicos, bem como para outros agentes desportivos.

Conta também com um espaço externo, ao lado do estádio, para a prática das disciplinas de lançamentos no atletismo - dardo, disco e martelo.