A época futebolística 2013-14 na região desportiva do Fogo inicia-se sábado, com a realização de quatro dos cinco jogos que compõem a primeira jornada.

As partidas, duas serão disputadas no estádio 5 de Julho, em São Filipe, e outras tantas, no Francisco José Rodrigues, nos Mosteiros, de acordo com o calendário divulgado.

O Valência, que na época passada obteve a sua melhor classificação de sempre, segundo lugar na tabela classificativa, e que segundo o seu treinador Borja, foi praticamente «depenado» dos seus melhores atletas pelos «chamados grandes», nomeadamente Académica e Botafogo, vai receber a formação Mosteirense do No Pintcha, no jogo de abertura da jornada e da época, às 1400 locais, em São Filipe.

Na mesma hora, e no municipal Francisco José Rodrigues, o Cutelinho, a única equipa dos Mosteiros que já conquistou o título regional e que este ano assume-se como candidato ao cetro, vai receber o Vulcânico de São Filipe que, de entre os três grandes, é a formação que apresenta neste momento maiores dificuldades, segundo os seus dirigentes.

A formação de União de São Lourenço, que regressou ao primeiro escalão, depois de quatro época no escalão inferior e cujo plantel é constituído por jogadores da freguesia de São Lourenço, defronta o Spartak, outra equipa deixada “órfão” com saída de muitos jogadores, tendo o seu treinador assumido que esta formação funciona como “viveiro” para outras equipas já que não dispõe de condições para garantir a permanência dos atletas.

Ainda no sábado, nos Mosteiros, a formação de Grito Povo, cujo objetivo é a manutenção no escalão principal, vai receber a formação do Botafogo que, para esta época, reforçou-se com vários jogadores, com destaque para Adérito, melhor marcador do torneio inter-ilhas, David e Keven, este último referenciado nos últimos tempos como o melhor jogador da ilha, visando a conquista do título que lhe foge há pelo menos quatro anos.

No domingo e no estádio 5 de Julho, a Académica, bicampeão regional, que, apesar de perde alguns jogadores influentes como Keven (Botafogo), Loloty (Académica da Praia), Kinzin (emigração), também reforçou-se e dispõe de um lote de jogadores que lhe permitem revalidar o título, vai defrontar a formação de Juventude que no último fim-de-semana garantiu a permanência no escalão principal, ao derrotar o Brasilim do segundo escalão nos jogos de play-off.

Jogos da primeira jornada, sábado estádio 5 de Julho (São Filipe): Valência – No Pintcha e União São Lourenço – Spartak e nos Mosteiros (Francisco José Rodrigues) Cutelinho – Vulcânico e Grito Povo – Botafogo e no domingo no estádio 5 de Julho Juventude – Académica.