O arranque do campeonato de futebol do Maio, agendado para domingo passado, foi adiado devido a problemas de transporte das duas equipas do interior da ilha, o que, a persistir, poderá levar ao cancelamento da prova.

Assim, não se realizaram os jogos Académico 83-Santana de Morrinho e Onze Unidos-Beira-Mar devido à não disponibilização do transporte pela Câmara Municipal do Maio.

Segundo o presidente da Associação Regional de Futebol do Maio (ARFM), Odílio Neves, esta situação deve-se ao facto de a autarquia não disponibilizar combustível para os autocarros que transportam as equipas da  Académica do Maio e Santana de Morrinho, algo que anualmente vem sendo feito pela autarquia maiense.

Conforme avançou aquele responsável, se a situação continuar a  persistir sente-se obrigado a comunicar o cancelamento do campeonato regional, porque a ARFM «não consegue suportar os custos» de transporte.

«No ano passado não conseguimos suportar os custos dos jogos, porque havia pouco público no campo, por isso ficamos com alguma dívida,  quanto mais este  ano com a desistência das equipas do Morreirense e Barreirense, este último que trazia mais adeptos ao estádio», concretizou Odílio Neves.

Contactado pela Inforpress, o presidente da Câmara Municipal do Maio, Manuel Ribeiro, disse que não sabe o que está na base desse desentendimento, mas que este não é o momento para se atribuir as responsabilidades à autarquia.

Por causa deste incidente, os representantes dos cinco clubes que participam no campeonato convocaram  uma reunião de emergência para analisarem a situação e imputar as responsabilidades «a quem de direito».

No entanto, durante  o encontro, ocorrido na noite de segunda-feira, Odílio Neves garantiu aos presentes que caso haja algum atraso nas próximas semanas, os encargos com o transporte das equipas ficarão a cargo da Associação Regional de Futebol do Maio que disponibilizará uma viatura para o efeito.