Um autogolo do capitão da Académica, Bruno, a dez minutos fim, ditou a vitória do Sporting por 2-1 numa altura que os leoninos jogavam com nove jogadores contra 11 da "Micá" em partida que encerrou a 12ª jornada.

O jogo iniciou com o Sporting a abrir o ativo aos 24 minutos num cabeceamento do goleador Tó, para a Académica restabelecer a igualdade aos 35 minutos por Toizito, que aproveitou uma fífia do guarda-redes leonino "Maghety" para restabelecer a igualdade.

Na etapa complementar, com o empate a persistir, o Sporting passou a jogar com menos dois jogadores a partir do 15º minuto face às expulsões aos 10 minutos de Lé e, posteriormente, de Tigana.

Apesar da inferioridade numérica, a equipa leonina marcou o 2-1 no autogolo do capitão da Académica, quando o Bruno direcionou mal um corte na sequência de um livre no ataque sportinguista.

A partida terminou com três expulsões, já que, depois de ter estado a perder, Toizito foi expulsão por agressão a um contrário.

Com esta vitória, o Sporting da Praia soma 31 pontos e recupera os quatro pontos de vantagem sobre o segundo classificado, os Travadores.

Na primeira partida da tarde deste domingo, o Boavista venceu o Tchadense por 4-3, numa partida marcada por uma ponta final dramática na qual o golo do reforço do banco Márcio, para além dos noventa minutos regulamentares, foi decisivo para o trunfo dos axadrezados.

Curioso é que aos 90 minutos o Boavista perdia com o Tchadense por 3-2.

Cumprida a 12ª jornada, o Sporting lidera com 31 pontos, os Travadores estão em segundo com 27 pontos, enquanto o Desportivo da Praia soma 24 e o Boavista assegura a quarta posição com 22 pontos.