Os árbitros de futebol e agentes da Polícia Nacional manifestaram à Direção da Associação Regional de Futebol do Fogo a intenção de não apitar os jogos e garantir a segurança nos estádios se as dívidas não forem regularizadas.

O presidente da Associação Regional de Futebol do Fogo, Pedro Pires, contactado pela Inforpress, admitiu esta possibilidade, anotando que tem agendado um encontro no início da tarde desta quinta-feira com o comando regional da Polícia Nacional (PN) e na sexta-feira com o conselho regional de arbitragem para tentar negociar a situação e evitar a paralisação dos jogos.

Segundo Pedro Pires, uma eventual paralisação do campeonato vai comprometer a prova e consequentemente a participação do representante da ilha do Fogo no campeonato nacional de futebol a iniciar a 19 de abril próximo.

O valor das dívidas acumuladas, de acordo com este responsável, está ainda no limite e a comparticipação da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) no valor de aproximadamente 400 contos, que ainda não foi transferido, será, a seu ver, “suficiente” não só para pagar as dívidas como para garantir a realização do campeonato regional de futebol do primeiro escalão.

A Inforpress soube junto do presidente do Conselho Regional de Arbitragem, Nelson Barbosa, que a dívida para com os árbitros é inferior a 100 mil escudos e refere-se às últimas seis jornadas do campeonato regional do primeiro escalão.

No entender de Nelson Barbosa, "o valor não é elevado" porque, nos Mosteiros as receitas arrecadadas permitem cobrir as despesas com os árbitros, e por isso as dívidas referem-se aos árbitros de São Filipe.

Considera ainda que a dívida “não é relevante” para a tomada desta posição, mas explica que a decisão cabe aos árbitros no ativo, adiantando que esta quinta-feira está previsto um encontro para acertar posições antes da reunião com a Direção da Associação Regional de Futebol do Fogo.

Já o valor das dívidas para com os agentes da PN não foi revelado, mas o presidente da Direcção da Associação afirma que “está no limite” do pagamento.

O campeonato regional de futebol do primeiro escalão, a única prova realizada e em curso vai na sua décima segunda jornada, faltando ainda seis jornadas para o seu término.

Inicialmente, o término da prova estava previsto para 19 de Abril, mas por coincidir com a data do início do campeonato nacional, a Associação viu-se na obrigação de realizar uma jornada a meio de semana, mas “em caso de eventual paralisação não há como realizar outras jornadas a meio de semana”, advertiu Pedro Pires.