Vinte e cinco treinadores de futebol dos escalões de formação sub-15 e sub-17 recebem, no Mindelo, formação teórica e prática ministrada pelo professor Eduíno Lima, numa iniciativa da Associação de Futebol de São Vicente.

A ação de formação tem duração prevista de quatro dias e, segundo o coordenador, a mesma foi desenhada para conceder ao futebol juvenil “um ritmo mais elevado ao ritmo do jogo”.

“Essencialmente, com uma forte vertente prática, sem esquecer a parte teórica, é claro, estamos a transmitir aos treinadores, a este nível mais educador/treinador, esquemas, ideias e modelos de treinos que os capacite a orientar os seus treinos rumo a um ritmo mais elevado de jogo”, sintetizou Eduíno Lima.

O coordenador da formação vê com “bons olhos” esta “guinada” da atual associação, dirigida pro Benvindo Leston, na formação dos agentes desportivos dos escalões de formação.

“É bom sinal, depois da formação de árbitros jovens, até aos 18 anos, agora esta formação para treinadores de sub-15 e sub-17 vêm demonstrar que a Associação de Futebol de São Vicente está consciente de que não há outro caminho se não o do investimento nos escalões de formação”, acrescentou Eduíno Lima.

Além das sessões práticas no Estádio Adérito Sena, a ação de formação enquadra ainda uma vertente teórica com temas como “Futebol do futuro”, “Futebol e pedagogia”, “Medicina desportiva” e “Arbitragem no futebol”, de entre outros.