A Associação Académica do Mindelo ascendeu, este domingo, à 1ª divisão do futebol da ilha de São Vicente, a duas jornadas do fim do campeonato da 2ª divisão, fruto da vitória (1-0) sobre o Corinthians.
A Micá, como é conhecida, fez a festa da promoção um ano depois de ter baixado de divisão e, agora, o presidente do clube, Júlio Wanhon, anuncia uma Académica candidata ao título da 1ª divisão já na próxima época.
“Não foi fácil esta estada de um ano na 2ª divisão, o certo é que cumprimos o nosso objectivo primordial e cá estamos prontos para lutar pelo título na próxima época”, declarou Júlio Wanhon à Inforpress, visivelmente emocionado com a proeza do seu clube.
Com a subida da Académica, resta agora aos clubes Farense e Salamansa lutarem por um lugar na liguilha, que dá acesso à 1ª divisão, juntamente com o penúltimo classificado do campeonato principal.
A Associação Académica do Mindelo foi despromovida à 2ª divisão do futebol em São Vicente, a 12 de Abril do ano passado, ao empatar a dois golos com o Amarante, em jogo da 12ª e antepenúltima jornada do campeonato da 1ª divisão.
Trata-se de um clube emblemático da ilha de São Vicente, fundado a 01 de Abril de 1940, e quatro vezes de campeã de Cabo Verde, épocas 52/53, 63/64, 66/67 e 88/89.