O Mindelense, líder isolado do campeonato de São Vicente, pode festejar o título já este domingo, dependendo tal hipótese dos resultados do seu jogo com o Ponta da Pom e do Derby com os Falcões do Norte.

A duas jornadas do fim da prova, o Mindelense figura no topo da tabela classificativa com 28 pontos, seguido do Derby com 26 e do Batuque com 23 pontos.

Outro resultado que não seja a vitória do Derby ante os Falcões do Norte, e desde que o Mindelense triunfe ante o Ponta de Pom, os encarnados festejam o título a uma jornada do fim do campeonato.

Por outro lado, em caso de vitória do Derby e qualquer outro resultado do Mindelense, a decisão só será conhecida na última jornada, que reserva, precisamente, o clássico Derby – Mindelense, jogo previsto para as 14:00 de sábado, 29.

Quem também ainda tem chances de conquistar o título é a equipa do Batuque, cujas contas, no entanto, passam pelas derrotas de Derby e do Mindelense nos dois jogos que restam, desde que triunfe frente à Ribeira Bote e Amarante.

Mas aqui entram outras conjugações de resultados, já que Derby e Mindelense jogam entre si na última jornada, dependendo o Batuque mais dos resultados do Derby nas duas derradeiras jornadas.

Por outro lado, na cauda da tabela classificativa, a duas jornadas do fim, o Castilho, lanterna vermelha, com cinco pontos,  terá forçosamente que pontuar este sábado frente ao Amarante, para que não fique desde já consumada a sua despromoção à segunda divisão.

Case triunfe e o mesmo suceder com o Ponta de Pom, penúltimo com nove pontos, o Castilho fica automaticamente despromovido, a uma jornada do fim da prova, tudo indicando que ao Ponta de Pom  caberá disputar a continuidade na 1ª divisão, na liguilha, com o segundo classificado da 2ª divisão.

Aqui é a equipa de Salamansa aquela melhor posicionada para discutir o acesso à 1ª divisão, pois o campeonato da 2ª divisão termina este domingo, 22, estando Salamansa em igualdade pontual com Farense, mas com um jogo a menos.

Classificação da 1ª divisão: Mindelense, 28 pontos, Derby , 26, Batuque, 23, Amarante, 18, Ribeira Bote, 14, Falcões do Norte, 13, Ponta de Pom, nove pontos, Castilho, cinco pontos.

Jogos da penúltima jornada 1ª divisão: Batuque – Ribeira Bote e Castilho – Amarante, no sábado, 21, Falcões do Norte – Derby e Mindelense – Ponta de Pom, no domingo, 22.

Classificação 2ª divisão: Académica, 19 pontos, já promovida à 1ª divisão, Salamansa, 12, Farense, 12, Corinthians, quatro pontos, Calhau, três pontos.

Jogos última jornada 2ª divisão: Calhau – Corinthians, no sábado, 21, e Académica – Salamansa, no domingo, 22.