O jogo entre o Cutelinho dos Mosteiros e a Académica, que revalidou o título de tricampeão regional na jornada anterior, constitui o principal destaque da 17.ª jornada do campeonato regional de futebol do primeiro escalão.
A Académica desloca-se aos Mosteiros com o objetivo de vencer, apesar de não necessitar dos três pontos, já que mesmo com uma eventual derrota mantém a liderança e com vantagem confortável sobre o segundo classificado.
Já o Cutelinho irá jogar para a manutenção do segundo posto na tabela classificativa que dá acesso ao torneio do dia do Município e da Bandeira de São Filipe, que contará com a participação já confirmada do Sporting da Praia, Mindelense de S.Vicente e da Académica do Fogo.
Na outra partida, a ter lugar nos Mosteiros, a formação de No Pintcha, também com hipótese de conquistar o segundo posto e poder assim participar no torneio do dia do Município de São Filipe, vai defrontar a outra equipa dos Mosteiros, o Grito Povo, que depois de uma primeira volta para esquecer, é a equipa sensação da segunda volta, conquistando quatro vitórias, deixando assim a ultima posição e a despromoção ao segundo escalão.
No estádio 5 de Julho também joga-se pela manutenção, com a formação de São Lourenço a defrontar o Botafogo e Juventude a medir forças com o Vulcânico, sendo que a jornada é encerrada no domingo com o jogo entre Valencia – Spartak
Jogos da 17.ª jornada, sábado no estádio 5 de Julho;  Botafogo – União e Juventude – Vulcânico e no estádio Francisco José Rodrigues (Mosteiros), jogam Cutelinho – Académica e Grito Povo – No Pintcha. Domingo no 5 de Julho em São Filipe jogam Valencia – Spartak.
A nível do segundo escalão, o campeonato regional iniciou-se na sexta-feira, com o ABC de Patim a vencer o Luzabril por 2-1. Hoje jogam Parque Real – Brasilim e amanhã, domingo, Baxada – Esperança, ficando de fora nesta jornada inaugural a formação do Desportivo.