Os dirigentes desportivos de Santiago Norte, pediram hoje, a intervenção da Federação Cabo-verdiana de Futebol, no sentido de verificar algumas irregularidades que envolvem o campeonato regional, uma vez que, consideram que a associação está a ser parcial.

Esta preocupação foi manifestada durante uma sessão extraordinária da assembleia geral da Associação Regional de Futebol do Interior de Santiago, onde o único ponto em agenda, a passagem de número de clubes para a segunda fase, foi retirado e incluído assuntos diversos com três pontos: informação sobre andamento do campeonato, transferências durante a época e desclassificação.

O Clube Desportivo de Calheta, que neste momento está na segunda posição no campeonato, está a ser acusado de uso irregular do jogador Scoot de Scoorpions de Santa Cruz, mas o seu dirigente Manuel Monteiro pede que passem por cima deste ponto para que Santiago Norte tenha um representante no nacional.

“Qualquer equipa que apresentou reclamação relativamente à questão do jogador, outra equipa vai ser penalizada, porque não foram cumpridos todos os requisitos. Mas, se nós passamos por cima até agora, porque não terminar o campeonato nos mesmos moldes que iniciamos?”, questionou, sugerindo que na próxima época seja criada uma comissão para instalar todos os órgãos da associação em condições.

Manuel Monteiro considerou que quem está a criar todos estes problemas “são as equipas que estão fora do campeonato, que querem que o campeonato nesta região seja paralisado, ficando assim sem conhecer o representante no nacional".

O clube Grémio de Nhagar, que entrou com um recurso na associação pelo uso indevido de um jogador por parte do Desportivo de Calheta, mostrou-se “quase desanimado” por não ter recebido nenhuma resposta da associação.

“Estamos a ver que esta resposta não vai sair pelo menos do conselho jurisdicional da associação de Santiago Norte. O presidente da associação resolveu dar uma resposta no lugar do conselho jurisdicional, onde simplesmente disseram que não temos razão no nosso protesto”, assegurou o presidente Manuel da Lomba, realçando que vão entrar com o processo na FCF, uma vez que a associação não remeteu o processo.

Por sua vez, o dirigente do Desportivo de Santa Cruz, Lazaro Semedo, diz que a sua equipa também ficou prejudicada no campeonato, devido à retirada de três pontos pela desclassificação do Desportivo de Assomada, e que colocou o clube Flor Jovem de Calheta na segunda fase do campeonato regional.

“É lamentável termos dado entrada a um recurso e um mês e tal depois não temos resposta do nosso recurso. Hoje, todos os presidentes de clubes presentes ouviram o presidente do Desportivo de Calheta a dizer que se ele quiser tem pessoas na FCF que podem acabar com o campeonato”, lamentou.

Lázaro Semedo é da opinião de que o único clube a ser beneficiado neste campeonato é o Desportivo de Calheta, por isso pede que o presidente da associação, Arlindo Furtado, e a FCF esclareçam o que se está a passar em Santiago Norte.

“Ainda hoje o presidente disse que tem 120 contos para receber do FCF. A federação ainda está a acreditar nessa associação para dar dinheiro, para fazer o quê? Num campeonato que já não tem mais validade, numa região que se for para a nacional está ilegal. O quê que as outras regiões vão pensar disso? E é claro, se perderem jogos podem reenvidar isso?”, interrogou.

O presidente da Associação, Arlindo Furtado, não quis prestar qualquer declaração à imprensa, mas durante a sua intervenção na assembleia afirmou que “a avaliação da associação é positiva”, uma vez que a equipa que apresentou como candidato abandonou logo de início o barco, tendo ele ficado no “barco sozinho”.

Depois de tantas confrontações, Arlindo Furtado disse que para o bem dos jogadores e para que possam ir ao nacional pode deixar o cargo à disposição.

O campeonato de Santiago Norte, que já vai quarta jornada da segunda fase, pode conhecer o seu representante no nacional que acontece no dia 5 de Abril, no próximo fim de semana, se a associação e os dirigentes chegarem a um entendimento.