O campeonato de Santiago Sul do segundo escalão da presente temporada já conquistado pelos Garridos de São Domingos, tem uma ponta final escaldante, com quatro equipas na luta por uma vaga que dá acesso à liguilha.

A 18ª e última jornada vai ser renhida já que as equipas do Benfica e Vila Nova (27 pontos), Ribeira Grande (26) e Fiorentina (25), lutam para a única vaga que lhes permite disputar um lugar na primeira divisão com o penúltimo classificado do escalão principal em Santiago Sul.

Segundo classificado, o Benfica de Achada Mato defronta precisamente o campeão “Os Garridos”, enquanto o terceiro posicionado, Vila Nova, com os mesmos 27 pontos, trava um duelo com a Fiorentina, equipa que também almeja a subida.

A Associação Desportiva da Ribeira Grande, com menos um ponto que os dois líderes, tem pela frente a equipa da Kumunidadi de Achadinha.

Das quatro equipas em jogo, apenas a vice-campeã apuara-se automaticamente para a liguilha, pelo que o treinador da formação do Benfica, Humberto Bettencourt sugere à Associação Regional de Futebol de Santiago Sul a alteração do calendário dos jogos de forma a “salvar a verdade desportiva”.

Pretende que os jogos Fiorentina - Garridos e Benfica - Vila Nova, fossem disputados a mesma hora no Estádio da Várzea e Campo da Calabaceira, de modo a evitar a combinação de resultados, mas Donnay Avelino, da ARFSS contradiz tais sugestões, alegando que “limita-se a cumprir o estatuto”.