O Futebol Clube Derby conquistou este sánado o título de campeão de São Vicente em futebol ao derrotar o Mindelense por 1-0 em jogo da última jornada da prova, golo apontado por Pibip aos 81 minutos.

À partida para o jogo de todas as decisões, a vantagem pendia para equipa do Mindelense, que figurava no primeiro lugar, com 31 pontos, mais dois do que o Derby, segundo classificado.

Ou seja, o empate bastava ao Mindelense para revalidar o título de campeão de São Vicente, todavia o Derby teve uma postura no jogo, do primeiro ao último minuto, claramente ofensiva à procura do golo da vitória e do título.

Aos 81 minutos, Guga, defesa do Mindelense, falhou nos cálculos num lance perto da sua grande e o avançado derbiano Pibip, à ponta-de-lança, isolado, colocou a bola no fundo das redes da baliza do guarda-redes Tóll, do Mindelense.

Os azuis e brancos festejaram no fim um título que fugia à equipa desde a época 2007-2008 e vão, juntamente com o Mindelense, representar a ilha de São Vicente no campeonato de Cabo Verde, que principia no próximo fim-de-semana.

O treinador do Derby, Almara, regozijou-se com o título conquistado, no seu entender merecido, já que a sua equipa concluiu a prova sem conhecer a derrota.

“Vamos agora a partir de segunda-feira começar a preparar o primeiro jogo do campeonato de Cabo Verde onde queremos ter uma palavra a dizer”, concluiu o treinador campeão que, emocionado, não evitou as lágrimas.

Derby que na primeira jornada do campeonato de Cabo Verde recebe em casa o Paulense, campeão da Região Desportiva Norte de Santo Antão, ao passo que o Mindelense, igualmente joga em São Vicente com o campeão da ilha da Boa Vista, ainda por apurar.