O Mindelense quer usar o Nacional de Futebol para apagar a má imagem deixada na fase final do Regional de Futebol de São Vicente. Os Leões da Rua da Praia, no Mindelo, perderam o campeonato para o FC Derby na última jornada, ao serem derrotados pelos Dragões do Mindelo, numa prova dominada pelo Mindelense do início até a última jornada.

Esta não foi a primeira vez que a maior força do futebol são-vicentino perdeu o título regional na última jornada. Na época 2011/2012, O Mindelense viu o campeonato regional "escorrer-lhe" das mãos no último lance da última jornada frente ao Batuque, ao perder por 1-0. Tal como esta época, bastava um empate para ser campeão.

O título perdido é também reflexo das várias mudanças ocorridas na equipa esta temporada. Após vencer o Regional de São Vicente e o Nacional de Cabo Verde com o técnico Bubista, o Mindelense viu partir em janeiro o treinador que se  juntou à equipa técnica do Progresso de Sambizanga de Angola orientado por Lúcio Antunes.

Abel foi o homem escolhido para comandar os destinos dos Leões de São Vicente mas volvidos três jogos, houve nova mudança na equipa técnica com a entrada de Rui Alberto, ex-treinador do Amarante.

O Mindelense já tinha começado mal a época, perdendo a Supertaça de São Vicente para o Falcões do Norte por 4-3, no desempate por grandes penalidades.

No Regional de São Vicente, a derrota com o Ribeira Bote na 10.ª jornada não augurava nada de bom mas as vitórias nos três jogos seguintes deixava antever que o título já não fugiria. O Dérby tinha outras ideias e a equipa capitaneada por Quat conseguiu o título no último suspiro, num golo de Pibip que deixou mais de metade de São Vicente à beira de um ataque de nervos.

A equipa de Rui Alberto chega assim ao Nacional com o orgulho ferido e assombrado pelos fantasmas do passado. Nesta altura os adeptos do clube devem estar a pensar na campanha realizada no nacional de 2011/2012, após perder o regional para o Batuque na última jornada.

Recorde-se que também nesse ano, o Mindelense disputou o Nacional de futebol por ser o campeão mas acabou por não passar da primeira fase. No grupo B, os Leões da Rua da Praia ficaram atrás do Atlético de São Nicolau, finalista vencido da prova embora invicto, e da Académica do Porto Novo. A equipa teve duas vitórias, um empate e duas derrotas.

Tem a palavra Rui Alberto e os seus pupilos.

Na primeira jornada, o Mindelense recebe a Académica da Boa Vista. A equipa terá ainda a Académica do Fogo, a Académica do Maio e o Verdun como adversários na fase de grupos.

O Mindelense é, a par to Sporting da Praia, o clube com mais títulos nacionaos após a independência. Ambos ganharam nove campeonatos de Cabo Verde.