A Câmara Municipal de Santa Cruz (ilha de Santiago) está a organizar o primeiro torneio de futebol interescolar no município, uma iniciativa que engloba todas as escolas do ensino básico integrado (EBI) do concelho e a escola secundária.
Em declarações à Inforpress o coordenador do desporto da Câmara Municipal de Santa Cruz, Alexandre Mendes explicou que estão em Santa Cruz dois portugueses a efectuar  um estágio na área do desporto, e que nesse sentido quiseram aproveitar da experiência para organizar juntamente com a autarquia e com a delegação escolar um torneio de futebol.
Os estagiários Hélder Cunha e Aida Cardoso que vão ficar em Santa Cruz durante três meses indicaram que vão aproveitar este período para realizar actividades desportivas principalmente a nível do futebol.
“O torneio surgiu primeiramente para criar uma parceria com o Sporting de Braga. Em cada jogo que acontecer nós vamos analisar os jogadores de cada escalão que são quatro (infantis, iniciais, juvenis e juniores) onde vamos fazer a selecção.
No final vai haver um jogo entre eles na presença de um responsável do Sporting de Braga e assim ver os melhores jogadores de cada escalão” explicou Hélder Cunha.
O campeonato que está aprazado o próximo dia 12 de Abril, decorre até meados de Julho, com jogos a realizar-se nos finais de semana no estádio municipal 25 de Julho.
Entretanto, vão realizar também um teste para ver se existem possíveis jogadores que poderão ser recrutados para o Sporting de Braga.
Hélder Cunha sublinha, por outro lado, o impacto da realização de um torneio interescolar onde se envolve todas as escolas, indicando que é uma forma de criar intercâmbios.
“Este é um torneio que pode vir a ser realizado anualmente, ou seja, mesmo que não for criado o “tal” protocolo com o Sporting de Braga, esta iniciativa pode ser levada em frente. Começamos com o futebol este ano, mas para o próximo ano pode ser com voleibol”, sublinha.