Cabo Verde foi escolhido pela Confederação Africana de Futebol (CAF) para representar África no Torneio Olímpico da Juventude a nível de sub-15, que se realiza de 16 a 28 Agosto na China.

O presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, Mário Semedo avançou esta informação à Inforpress, considerando tratar-se de um “grande prestígio para o país ser reconhecido e indicado pela CAF para representar o continente africano neste torneio intercontinental”.

Segundo disse, a FCF já confirmou a sua presença nesta prova na China e está a trabalhar com o professor Eduíno Lima na coordenação deste projeto, com vista à criação de uma equipa técnica que também vai liderar a seleção para os Jogos da CPLP em Luanda.

Os Jogos Olímpicos da Juventude realizam-se na Cidade chinesa de Nanquim, num evento que está a ser ultimado para receber cerca de 3.600 jovens atletas, em representação de 26 modalidades desportivas.

De acordo com o regulamento da Confederação Asiática de Futebol e a Federação Chinesa de Futebol, cada torneio tem seis equipas, cada uma representando uma confederação da FIFA.

Cada equipa classificada contará com 18 jogadores de menos de 15 anos de idade, nascidos entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 1999, com o início do torneio masculino em 15 de agosto e do feminino, um dia antes.

Entretanto, no dia 16 de agosto os olhos de todo o mundo estarão voltados para a cerimónia oficial de abertura da segunda edição dos Jogos Olímpicos da Juventude.

A primeira edição teve lugar em 2010 em Singapura e Cabo Verde participou com dois atletas: Jacira Mendes (ilha do Fogo) em taekwondo e Apolo Évora (ilha do Sal) em atletismo.

A delegação conduzida pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) integrara ainda os técnicos José de Pina (taekwondo) e Júlio Nagana (atletismo).

Para a edição deste ano o COC tem em perspetiva levar também o atletismo, boxe, ténis, judo e taekwondo.