A Associação Académica do Fogo venceu hoje, no estádio 5 de Julho, a sua congénere da Boa Vista por 2-0 num jogo morno e de fraca qualidade técnica a contar para a segunda jornada do grupo B do campeonato cabo-verdiano de futebol.

A Académica da Boa Vista, que jogou a primeira parte com o vento pelas costas, tentou nos minutos iniciais pressionar a Académica do Fogo mas, numa jogada de contra ataque aos 20 minutos, Fifa recebeu um passe do seu companheiro e colocou a formação do Fogo em vantagem.

Depois do golo, a equipa da Académica do Fogo, jogando em “casa”, desperdiçou, por intermédio de Cláudio, o 2-0 no minuto 27, devido à boa intervenção do guarda-redes da Académica da Boa Vista e, na sequência, ficou por assinalar uma grande penalidade, já que Djack evitou que a bola entrasse na sua baliza de forma irregular.

A segunda metade e jogando com o vento a seu favor, a equipa da Académica regressou de forma tímida e a jogar muito pelo ar e as poucas oportunidades foram desperdiçadas por Cláudio e Zé Batatinha.

O segundo golo da Académica do Fogo foi apontado por Pipito, após um passe de Cláudio, que aproveitou uma oferta de três defensores da Académica da Boa Vista.

No final do desafio, quer o treinador da Académica do Fogo, Danilo Diniz, quer o da Boa Vista, Emanuel Silva, consideraram que o jogou foi equilibrado e que a formação do Fogo foi mais eficaz e marcou por duas vezes.

Quanto ao trabalho do trio feminino de São Vicente, pouco reparos, num jogo sem grandes complicações.

Ficha de jogo 

Árbitros: Alcídia Santos, auxiliada por Irani Fortes e Carmelita Rodrigues (São Vicente) e quarto árbitro: Mário Barbosa (Fogo).

Académica do Fogo: Doideje, Lalo (C), Katio, João, Cláudio, Sy (Nany), Kevy, Zé Batatinha (Pipito), Victor e Noninho. Suplentes: Djony, Nick, Elton e Bob.

Treinador: Danilo Diniz.

Académica da Boa Vista: Dorivaldo, Danine, Djack, Paulo, Ká, Sandro, Hermes (Tchiquita), Stevão, Cleyton I, Diamantino, Norton (Mariano).

Suplentes: Cotchi, Ti lis, Admar, Bruno e Cleyton II.

Treinador: Emanuel Silva.

Acção disciplinar: amarelos para Kátio e João (Académica do Fogo) e Djack (Académica da Boa Vista).

Marcadores: Fifa (20 minutos do primeiro tempo) e Pipito (46 do segundo tempo).

Nos outros jogos do grupo da Académica do Fogo, o Mindelense venceu o Atlético de São Nicolau por 1-0 e a Académica do Maio venceu o Verdum da ilha do Sal por 2-1.

O Mindelense lidera com seis pontos e a Académica do Fogo e a Académica do Maio dividem a segunda posição com quatro pontos.