A Académica do Porto Novo venceu este domingo no Estádio Municipal do Porto Novo, o Derby, por 2-1, em jogo a contar para a segunda jornada do grupo A, do campeonato nacional de futebol.

A Académica do Porto Novo foi para o intervalo a vencer, por 1-0, com golo marcado, aos 26 minutos, por Ivinha, na cobrança de um livre direto, à entrada da grande área defendida pelo Derby.

Os vice-campeões de Cabo Verde foram superiores ao Derby em quase toda a primeira parte e justificou a vantagem nos primeiros 45 minutos.

A equipa sanvicentina regressou ao jogo disposta a anular a vantagem mínima da Académica e, aos 69 minutos da etapa complementar, de penálti, Quat igualou a partida.

No último quarto de hora do jogo, os representantes de Santo Antão – Sul voltaram a ser superiores ao seu adversário, criando algumas situações de perigo no último reduto da Académica.

Aos 83 minutos, a Académica marcou o segundo golo que deu a vitória à equipa, considerada merecida por Gunga, técnico dos representantes de Santo Antão – Sul no campeonato nacional de futebol.

Aos 89 minutos, Bena, avançado do Derby, cabeceou com perigo na pequena área da Académica e o guardião Nuzuca respondeu com uma grande defesa e conserva assim a vantagem da sua equipa.

Almara, treinador do Derby, admitiu que foi um jogo “muito complicado” para a sua equipa, que, depois do empate (1-1), com Grémio Nhangar, na primeira jornada, precisava vencer para continuar a luta pelo título.

Nos outros jogos do grupo A, o Paulense perdeu (0-1), no Estádio João Serra, em Ponta do Sol, sábado, com o Sporting da Praia e, em Assomada, o Grémio Nhangar empatou (1-1), com o Sporting da Brava.

A Académica e o Sporting da Praia repartem o primeiro lugar do grupo, ambos com quatro pontos.

O Sporting da Brava e o Grémio Nhangar dividem o segundo lugar, com dois pontos cada, o Paulense e o Derby são os últimos, ambos com um ponto cada.