A Académica da Boa Vista venceu este sábado a formação do Atlético de São Nicolau por 1-0, no estádio Di Deus, na Chãzinha, mas as duas equipas ficaram pelo caminho na disputa do campeonato nacional de futebol.

A Académica da Boa Vista, que entrou em campo já arredada da segunda fase da competição, pretendia apenas “jogar para dignificar a camisola e a ilha da Boa Vista”, segundo palavras do seu dirigente, Paulo Santos, em declarações à Rádio de Cabo Verde (RCV), conseguiu atingir os seus objetivos na partida.

Saulo, aos 20 minutos da primeira parte, marcou o único golo da partida, numa altura em que, segundo os relatores da RCV, “a Académica da Boa Vista dominava o jogo” e com esse golo chegou-se ao intervalo no Di Deus.

Na segunda metade, o placard não funcionou e a partida Atlético de São Nicolau x Académica da Boa Vista acabou por, na prática, ser apenas de cumprimento de calendário, já que a Académica do Fogo também venceu no Maio e manteve a sua segunda posição na tabela classificativa do grupo B e acompanhou o Mindelense para as meias-finais da competição.

Mindelense 1 – 0 Verdum, Académica do Maio 0 – 3 Académica do Fogo e Atlético de São Nicolau 0 -1 Académica da Boa Vista foram os resultados dos jogos disputados na tarde de sábado e não provocaram qualquer alteração na tabela classificativa.

O Mindelense manteve-se no primeiro lugar, com 12 pontos, a Académica do fogo terminou em segundo lugar, com 11 pontos.

Fora da competição ficaram o Atlético de São Nicolau (3.º lugar com 07 pontos), Académica do Maio (4.º lugar com 06 pontos), Académica da Boa Vista (5.º lugar com 05 pontos) e, em sexto e último lugar ficou a formação da Verdum, da ilha do Sal, com apenas um ponto.

No domingo (04), completa-se a quinta e última jornada da primeira fase do campeonato nacional de futebol, com a realização dos jogos Académica do Porto Novo x Sporting da Brava, Grémio Desportivo Nhagar x Paulense Desportivo Clube e Dérby de São Vicente x Sporting da Praia, do grupo A de apuramento.