A calendarização da primeira edição da taça “Pedro Pires” em futebol e a realização do campeonato inter-zonas são os assuntos agendados para o encontro entre o vereador do Desporto e dirigentes desportivos do município dos Mosteiros.
A edilidade, segundo uma nota de imprensa, pretende que todos os responsáveis desportivos do município participem e expressem a sua opinião em relação à realização da primeira edição da Taça Pedro Pires em futebol e partilhar responsabilidades e tarefas para o sucesso desta competição introduzida no calendário desportivo do município.
A Taça Pedro Pires conta com a participação das três equipas federadas do município, Cutelinho, Grito Povo e No Pintcha, todas a militar no primeiro escalão do futebol do Fogo, e constitui uma forma de homenagear o político e combatente da liberdade da pátria, natural da ilha do Fogo.
De acordo com o documento, a atribuição do nome de Pedro Pires a esta prova deve-se também “ao brilhante e invejoso percurso que o homenageado tem tido enquanto líder e conselheiro político, mas sobretudo como homem simples, humilde, coerente, responsável e comprometido com as causas da Nação”.
Além de definir o calendário da Taça Pedro Pires, que deste modo passa a ser institucionalizada e disputada anualmente pelas equipas locais, no encontro de hoje os dirigentes desportivos vão analisar também a realização do campeonato inter-zonas, que tradicionalmente movimenta centena de jovens.
Para este ano, a proposta do pelouro do Desporto da edilidade dos Mosteiros vai no sentido de limitar a participação de atletas federados, de modo a dar mais oportunidade para outros jovens e alargar a prática do futebol nas comunidades. 
O número de atletas federados no campeonato inter-zonas vai ser definido no encontro, assim como a data provável do arranque da prova.