A Associação Regional de Futebol de Santiago Norte reclama a presença do Grémio Nhagar nas meias-finais do Campeonato Nacional, mas a FCF defende a continuidade da Académica do Porto Novo, considerando o “goal-average” enquanto primeiro critério de desempate.

Isto porque tanto a Académica do Porto Novo como o Grémio Desportivo de Nhagar terminaram a primeira volta do Grupo A com oito pontos cada, mas a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) colocou a formação de Santo Antão nas meias-finais, face ao maior “goal-average”: 7-2 contra 6-4.

Uma decisão que não agrada o presidente da Associação Regional Futebol do Interior Santiago Norte, Arlindo Furtado, para quem o Grémio Desportivo de Nhagar foi quem ficou na segunda posição do Grupo A e deverá estar nas meias-finais do campeonato nacional em detrimento da Académica de Porto Novo.

Arlindo Furtado, cita o artigo 95º nº1 do Regulamento Geral da Federação Cabo-verdiana de Futebol segundo o qual “no caso de empate de pontos entre duas equipas ficará a frente, aquela que tiver maior número de golos nos jogos realizados entre si”.

Neste caso, Arlindo Furtado argumenta a sua tese que quem passou para a fase seguinte é a equipa do Grémio Desportivo de Nhagar por ter vencido a Académica de Porto Novo, por 1-0.

Associação de Santiago Norte solicita que “seja reposta a justiça em prol da competição e da verdade desportiva”, ao mesmo tempo que intercede aos responsáveis da FCF a “analisar cuidadosamente o que se passou no encontro entre Académica do Porto Novo e Sporting da Brava”, partida que terminou com goleada caseira de 5-0.

“Considero ser um autêntico atentado ao futebol o que põe em causa a credibilidade da competição, do desporto nacional e do futebol em particular”, disse o responsável da ARFIS.

Enquanto isto, o presidente da FCF, Mário Semed, esclareceu hoje em declarações à RCV, de que quando há uma só volta o critério de desempate é a diferença dos golos marcado e sofridos, e, neste caso, o Académica do Porto Novo teve o melhor “gol-average”.

“Quem passou às meias-finais foi Académica do Porto Novo, porque estamos numa prova de uma só volta. O princípio geral em todas as provas de uma só volta, o primeiro critério de desempate nunca é o confronto directo entre as duas equipas, é sempre o “gol-average”, isto é, diferença entre golos marcados e sofridos na prova”, explicou.

Os jogos da primeira-mão das meias-finais do Campeonato de Cabo Verde de futebol, edição 2013/14, estão agendados para este sábado, com a Académica do Porto Novo a fazer a recepção ao Mindelense, enquanto a Académica do Fogo recebe o Sporting da Praia.