O Botafogo Futebol Club, fundado em 1973 pelo enfermeiro Rolando Lima Barber “Zuca “e o Sporting Club da Praia, oficializaram as relações de amizade e de cooperação que já perduram há mais de 30 anos.

O protocolo foi celebrado à margem do jogo da primeira mão das meias-finais do campeonato de futebol entre Académica do Fogo e Sporting da Praia, altura em que os dirigentes dessa agremiação desportiva aproveitaram a deslocação a São Filipe para formalizar as relações existentes.

Paulo Veiga, presidente do Sporting da Praia lembrou à Inforpress que com assinatura do protocolo, que foi apadrinhado pelo enfermeiro Rolando Lima Barber “Zuca”, fundador do Botafogo e adepto do Sporting da Praia, os dois clubes apenas oficializaram as relações que já existiam.

Ficou estabelecido a realização de um torneio bianual, na Praia e em São Filipe, em que participam os dois clubes, com início previsto para meados de Setembro de 2014 e que servirá de pré-época às duas equipas, assim como a participação de técnicos do Botafogo nas acções de formação para treinadores e monitores, organizadas pelo Sporting.

O Sporting da Praia vai apoiar materialmente a escola de iniciação desportiva do Botafogo, assistência aos jogadores em caso de lesão e ocupação das instalações do Sporting, caso a equipa de São Filipe esteja a participar nos jogos de campeonato nacional.

Por sua vez, o Botafogo passa a dar preferência ao Sporting na contratação dos jogadores daquele clube, quer juvenil como sénior e em caso de transferência internacional dos jogadores formados pelo Botafogo este club será chamado a participar nas negociações para salvaguardar os seus interesses.