A Académica do Fogo apurou-se hoje para a final do campeonato de Cabo Verde, edição 2013/14, ao empatar a duas bolas com o Sporting da Praia em jogo da segunda mão das meias-finais, realizado no Estádio da Várzea.

Numa tarde marcada pelos falhanços dos guarda-redes Djony (Académica do Fogo) e Maghety (Sporting da Praia), a equipa visitante fez a festa no relvado e nas bancadas do Estádio da Várzea, já que a sua torcida, que se deslocou da ilha do Fogo para este embate, soube “carregar a equipa às costas”.

As duas equipas vinham de um empate a zero bolas alcançado em jogo da primeira mão disputado no Estádio Municipal 5 de Julho, pelo que tanto o Sporting da Praia como a Académica do Fogo estavam obrigados a marcar.

Coube à Académica abrir o activo quando, aos 16 minutos da etapa inicial, o veloz extremo goleador Sy silenciou as hostes da casa com um chapéu de fora da área ao guarda-redes Maghety num lance puro de contra-ofensiva.

A perder no seu reduto, os “leões” da capital reagiram de imediato e restabeleceram a igualdade aos 23 minuto por intermédio de Ró, avançadoo que beneficiou de uma fífia do guardião Djony, ao deixar escapar a bola para o avançado leonino empurrar o esférico para o fundo das redes.

Volvidos seis minutos, Ró bisou e colocou o Sporting em vantagem quando soube dar melhor seguimento a um lançamento de Micá correspondido com um toque subtil de Ademar.

A partir do golo da vantagem leonina, os treinadores Beto (Sporting) e Danilo Diniz (Académica do Fogo) operaram várias operações, mas seria a formação da “Micá” a fazer a festa quando, no minuto 36, Cláudio marcou o golo que pôs fim à vantagem leonina, pois soube aproveitar uma defesa incompleta do guarda-redes Maghety Sy para gelar a Várzea.

Com este empate, as duas equipas terminaram as meias-finais empatadas a duas bolas, mas a formação da Académica do Fogo qualificou-se para a final, pois tirou proveito de ter marcado dois golos fora.