O Clube Sportivo Mindelense conquistou hoje a presença na final do campeonato de Cabo Verde, em futebol, pelo segundo ano consecutivo, ao derrotar a Académica do Porto Novo por 3-0, em jogo da 2ª mão das meias-finais.

A partida disputou-se na tarde de hoje no Estádio Adérito Sena, que registou uma das maiores enchentes da época, tendo chegado também do Porto Novo uma claque de apoio à Académica constituída por cerca de 200 pessoas, segundo os dirigentes do clube.

Sob vento forte que assolou Mindelo, o Mindelense entrou com pressa em resolver o jogo, nos primeiros minutos, e aos 36 segundos o avançado encarnado Catchupa atirou a bola à barra.

A equipa da casa entrou melhor no jogo, como que a querer assumir desde cedo o comando das operações. Mas a Académica suportou a pressão inicial do Mindelense e, a medida que os minutos escoavam, lá conseguiu organizar-se no meio-campo e, assim, “arrefecer” o ímpeto atacante do adversário.

A Académica que, aos oito minutos, introduziu a bola na baliza do Mindelense, todavia o lance foi anulado por pretenso fora-de-jogo de um avançado da equipa do Porto Novo.

Refeito do susto, o Mindelense inaugurou o marcador aos 31 minutos, por intermédio do defesa Nhambu, que, de cabeça, deu seguimento a um canto da esquerda do seu ataque, fazendo o resultado com que se alcançou o intervalo

Na segunda parte, tardou a reacção da Académica do Porto Novo e o Mindelense, com forte apoio do seu público, fez mais dois golos. O avançado Catchupa bisou aos 18 e 27 minutos da etapa complementar, fixando o resultado final em 3-0.

Nas declarações, no final do jogo, Rui Alberto Leite disse que a vitória da sua equipa foi “categórica” e agradeceu o povo de São Vicente que aderiu em massa ao estádio no apoio ao Mindelense.

“Sabemos que a equipa da Académica do Fogo tem qualidade, já jogamos no Fogo esta época e perdemos, mas o facto é que estamos nesta prova para vencer e vamos de novo ao Fogo para ganhar”, concluiu o treinador do Mindelense.

Gunga, treinador da Académica, elogiou os seus futebolistas, lamentou a eliminação, mas assumiu toda a responsabilidade pela derrota.

“É pena porque queríamos dar a Santo Antão o seu primeiro título de campeão de Cabo Verde, não conseguimos mais uma vez, felicito as equipas que vão disputar a final”, concluiu o treinador da Académica do Porto Novo.