O Estádio Nacional de Cabo Verde, construído nos arredores da Cidade da Praia, já não será inaugurado no dia em que o arquipélago comemorar 39 anos de independência (05 de julho), disse hoje a ministra do Desporto cabo-verdiana.
Segundo avançou Fernanda Marques à imprensa cabo-verdiana, o motivo para o adiamento 'sine die' é a falta de verbas para começar as obras de acesso e infraestruturação do exterior daquela que já é a maior obra desportiva do país.
"O atraso na inauguração do Estádio Nacional tem a ver com um conjunto de variáveis, principalmente com a nossa capacidade de financiamento", avançou a titular da pasta do Desporto, que disse preferir esperar para entregar a infraestrutura com todas as condições de uso e de segurança.
Sem adiantar a nova data, Fernanda Marques, avançou que o Governo já está a trabalhar no programa de inauguração do recinto desportivo.
Numa visita à infraestrutura em novembro do ano passado, o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, avançou que o Estádio Nacional seria inaugurado a 05 de julho de 2014, dia das comemorações dos 39 anos da independência nacional.
Mas apesar de já estar concluído e entregue em novembro de 2013 pela China às autoridades cabo-verdianas, faltam os arranjos exteriores para a sua abertura oficial.
O projecto complementar, orçado em cerca 2,920 milhões de euros inclui uma estrada asfalatada de 1600 metros, sinalizada e iluminada.
A maior infraestrutura desportiva do arquipélago, cujo contrato foi assinado em novembro de 2009 e as obras arrancaram um ano mais tarde, está dotada de condições para a prática de várias modalidades, sobretudo o atletismo, atividades culturais e de excelentes condições para a comunicação social.
A obra, orçada em 12,6 milhões de euros, marca o início da construção da Cidade Desportiva na ilha de Santiago, pois a ideia é contar também com um polidesportivo moderno, com a instalação de um centro de estágios, e a criação de condições para o desenvolvimento dos desportos náuticos no país.
Com capacidade para 15 mil lugares sentados, 5.000 deles cobertos, o estádio nacional está equipado com torres de iluminação e dispõe de 80 câmaras de vigilância, com um alcance entre 300 a 500 metros.
A infraestrutura desportiva ocupa uma área de 11.530 metros quadrados, está equipada com relva sintética, autorizada pela FIFA, e dispõe de uma pista de atletismo, em tartan, com oito pistas.
Está equipada com balneários, cabine de imprensa, salão para fisioterapia, espaços apropriados para a polícia, bombeiros e médicos, bem como para outros agentes desportivos, e no exterior há lugares para a prática das disciplinas de lançamentos no atletismo - dardo, disco e martelo.