Cabo Verde vai conhecer sábado o novo campeão nacional de futebol, com a Académica do Fogo a receber no seu estádio o atual detentor do título Mindelense, em jogo da finalíssima da prova maior de clubes no arquipélago.
Na primeira mão da final, o Mindelense recebeu e venceu a Académica do Fogo por 2-1, em jogo disputado no Estádio Municipal Adérito Sena, em São Vicente.
Com este resultado, o Mindelense tem a tarefa relativamente mais facilitada, pois precisa apenas de um empate para levantar o troféu pelo segundo ano seguindo e o 16.º da sua história, enquanto a "Micá" do Fogo basta-lhe uma vitória por 1-0 para fazer a festa pela primeira vez.
O jogo da finalíssima está a ser aguardado com grande expectativa e também com alguma tensão, tendo em conta os acontecimentos durante o embate em São Vicente.
Em conferência de imprensa dois dias depois do jogo, o presidente da Académica do Fogo, Mário César, mostrou-se descontente com a cobertura jornalística dos "media" são-vicentinos e com as "ofensas verbais" por parte dos adeptos do Mindelense.
E teve apoio do presidente da Associação Regional de Futebol do Fogo, Pedro Pires, que acusou a imprensa local de "bairrismo e regionalismo doentio", que pode ser "perigoso" para o país e para o futebol cabo-verdiano.
Apesar de tudo, os dirigentes da "Micá" apelaram a um "comportamento exemplar" dos seus adeptos na receção aos campeões nacionais e esperam contar com a sua boa preparação física e psicológica e com o fator casa para vencer.
O Mindelense não entrou na polémica, tendo o treinador Rui Alberto Leite afirmado que preparou a sua equipa para jogar um "futebol alegre e positivo" para conseguir a vitória na "ilha do Vulcão".
Para a finalíssima, o Conselho Nacional de Arbitragem da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) nomeou um trio de arbitragem da ilha do Sal, chefiado por António Rodrigues, que será coadjuvado por Albertino do Rosário e José Carlos Mendes.
O encontro está agendado para às 16h00 de sábado (18h00 em Lisboa) no Estádio 5 de Julho, em São Filipe.