A Comissão Política Concelhia do Movimento para a Democracia (MpD) felicitou a equipa da Associação Académica do Fogo pela “brilhante campanha realizada” e que saldou na conquista do título de vice-campeão cabo-verdiano.
Para a CPC do MpD,  os esforços dos jogadores e equipa técnica foram recompensados e parabenizou a todos por terem acreditado nas suas capacidades e na possibilidade de, com empenho e dedicação, dignificar o futebol da ilha e proporcionar mais um motivo de orgulho a massa associativa e aos foguenses de uma forma geral.
A CPC expressou a todo o colectivo da Académica e a Associação Regional de Futebol “maiores sucessos” nas próximas competições, com desportivismo e espírito competitivo.
O MpD, através da sua Comissão Política Regional, aproveiou para solicitar à Câmara Municipal de São Filipe a “mudar a estratégia e política desportiva”, notando que a “Académica poderia ser campeão nacional se a edilidade, representado pelo seu presidente, deixasse de fazer política desportiva populista, sem efeitos práticos nas mais diversas modalidades desportivas”.
“São Filipe tem desportistas competentes, inteligentes, que, com apoios necessários, poderão atingir as metas por eles traçados”, lê-se na nota de imprensa da CPC de São Filipe do MpD, que defende que a edilidade deve colocar o desporto na agenda da gestão municipal “com visão” e ser “um município amigo do desporto”.
Para CPC do MpD, há que promover práticas de mais diversas modalidades desportivas, criar espaços para a prática massificada de desportos nas diferentes comunidades e promover, anualmente, a gala do desporto, assim como a criação de condições para realização de actividades desportivas de carácter internacional.
A nota de imprensa da Comissão Política Concelhia do MpD defende a definição de uma política de construção, reabilitação, manutenção e gestão de equipamentos e espaços desportivos com mais “responsabilidade e profissionalismo”.
Na nota, a CPC do Movimento para a Democracia felicita também o jogador da Académica, Sy, ele que arrecadou dois troféus, o de melhor jogador do campeonato nacional com o de melhor marcador da prova, com cinco golos.