O Mindelense de São Vicente conquistou hoje o seu 16º título de campeão nacional de Cabo Verde e o segundo consecutivo, ao empatar a zero com a Académica do Fogo em jogo da finalíssima do campeonato cabo-verdiano.
Depois da vitória por 2 - 1 no jogo da primeira mão, o Mindelense levou a lição bem estudada para a casa do adversário e sabia de antemão que um empate seria suficiente para ficar com a taça pelo segundo ano consecutivo, um facto que não acontecia há 37 anos.
Mas não foi um jogo fácil para os vice-campeões regional de São Vicente, que logo aos 15 minutos tiveram uma grande contrariedade, com defesa central e capitão Nhambu a sair lesionado, entrando para o seu lugar o Djodje.
De resto, foi uma primeira parte muito tática, com algum nervosismo, receio e ansiedade das duas equipas, que não criaram muitos lances de perigo.
Nos instantes finais, o jogador da Académica do Fogo Vitor foi expulso com cartão vermelho direto, após agredir um adversário com uma cotovelada.
Os adeptos da Micá não gostaram e começaram a atirar objetos em direção ao banco de suplentes do Mindelense, num gesto que foi prontamente reprimido pelas forças policiais e também pelos dirigentes da "Micá", que incentivaram os adeptos a apoiar a sua equipa.
Logo no início da segunda parte, o avançado do Mindelense Katchupa também foi expulso após uma entrada dura sobre um adversário, gerando mais tensão nas bancadas do Estádio 5 de julho.
Com as equipas empatadas no marcador e no número de jogadores, o jogo continuou praticamente na mesma toada e à medida que os minutos iam passando a Académica do Fogo aumentava a pressão à busca do golo que lhe dava a vitória.
Mas esbarrou sempre na cortina defensiva do Mindelense e o jogo terminou empatado a zero, para festa dos jogadores, adeptos e dirigentes do Mindelense, contrastando com a tristeza das hostes da equipa do Fogo, que não conseguiu levantar a taça na primeira vez que chegou à final.
Individualmente, Sy (Académica do Fogo) foi considerado o melhor jogador e melhor marcador do campeonato, com cinco golos, Toll do Mindelense foi o melhor guarda-redes e Rui Alberto também do Mindelense o melhor treinador.
No final da partida, em declarações aos jornalistas, o treinador da Micá do Fogo, Danilo Dinis, disse a sua equipa fez um "excelente jogo", mas não deu para ficar com a taça de campeão pela primeira vez.
Apesar da desilusão, o técnico disse estar orgulhoso dos seus pupilos e avançou que agora o objetivo é preparar a equipa para ganhar o campeonato regional da próxima época para poder voltar ao nacional.
Por sua vez, o técnico Rui Alberto Leite considerou que o Mindelense foi a "melhor equipa" do campeonato, apesar dos "condicionalismos" que encontrou ao longo da prova.
Rui Leite dedica o título "merecido" aos adeptos e à ilha de São Vicente e disse que só foi possível porque o Mindelense foi uma "equipa unida" que soube contrariar os "contratempos".