A equipa de Baxada, uma das quatro equipas do município de Santa Catarina do Fogo, regressa na temporada 2014/15 ao escalão principal, duas épocas depois da sua despromoção para o segundo escalão.

Esta formação goleou sábado, no Estádio 5 de Julho, na cidade de São Filipe, o Desportivo de Cova Figueira por 4-1, em jogo da última jornada da segunda fase do campeonato regional de futebol do segundo escalão.

Com esta vitória, e na qualidade de campeão do segundo escalão, a formação de Baxada ascende diretamente ao escalão principal, ocupando o lugar deixado pela formação de Juventude, despromovido esta temporada ao escalão secundário do futebol do Fogo.

Assim na próxima época está garantida a presença de uma equipa do município de Santa Catarina do Fogo no campeonato regional do primeiro escalão o que não acontecia há duas temporadas.

Uma outra equipa do município, entre Esperança e Parque Real, poderá ascender ao primeiro escalão na próxima época futebolística mas para tal, quem chegar a liguilha terá primeiro de vencer os dois jogos que estão programados com o Grito Povo dos Mosteiros, penúltimo classificado do campeonato regional do escalão principal, época 2013/14.

Assim, na próxima época, o município de São Filipe terá seis equipas no primeiro escalão (Académica, Valencia, Botafogo, Spartak, Vulcânico e União de S-Lourenço), Mosteiros, duas ou três equipas (Cutelinho e No Pintcha, com possibilidade da manutenção do Grito Povo) e Santa Catarina com uma ou duas equipas (Baxada e possibilidade de Esperança ou Parque Real).

Apesar do município de Santa Catarina ter representante no primeiro escalão, os jogos serão realizados na cidade de São Filipe já que aquele município não dispõe ainda de uma infraestrutura com dimensão regulamentares e nem com piso sintético.