O Estádio Nacional de Cabo Verde, edificado em Monte Vaca nos arredores de São Filipe, Cidade da Praia, vai ser inaugurado brevemente, soube a Inforpress junto de uma fonte.

Inicialmente proclamado para ser inaugurado a 05 de julho último, no âmbito das atividades comemorativas do 39º aniversário da Independência Nacional, o Estádio Nacional, a maior infraestrutura desportiva de Cabo Verde, vai ser inaugurado pelo primeiro-ministro, José Maria Neves.

Com capacidade para 15 mil assentos já implantados, dos quais cinco mil cobertos, o Estádio Nacional está equipado com posto de iluminação e 80 câmaras com capacidade para alcançar 300 a 500 metros dos acontecimentos em redor, desta que é considerada a maior infraestrutura desportiva do país.

Financiado e executado no âmbito da cooperação com a China, o Estádio Nacional ocupa uma área de cerca de 11.530 metros quadrados e está equipado com relva sintética, autorizada pela FIFA, e dispõe de uma pista de atletismo.

A infraestrutura, concluída em três anos, está equipada com quatro balneários, cabine de imprensa, salão para fisioterapia, espaços apropriados para polícia, bombeiros e médicos, bem como para outros agentes desportivos, bem como um espaço externo apropriado para a prática das disciplinas de atletismo como lançamento de dardo, salto em comprimento e altura, de entre outras variedades.

O relvado está circundado pela pista de tartan à volta do relvado (totalmente implantado), para oito corredores, habilitada para receber as diversas disciplinas de atletismo mais as modalidades de salto em altura, triplo e lançamento de peso, enquanto as modalidades de lançamento de disco e peso ficam destinadas à pista construída no recinto externo do Estádio.