O Estádio Nacional de Cabo Verde será inaugurado até finais de agosto para receber o primeiro dos três jogos em casa da seleção do país de apuramento para a CAN'2015, a 10 de setembro, revelaram várias fontes à Lusa.

Segundo fontes contactadas pela agência Lusa, o Governo cabo-verdiano está a preparar a inauguração do Estádio Nacional numa "cerimónia simples", apenas para oficializar o recinto desportivo para receber os próximos jogos da seleção de futebol.

O Estádio Nacional de Cabo Verde deveria ser inaugurado inicialmente a 5 de julho, por altura das comemorações dos 39 anos da independência do arquipélago, mas foi adiado por falta de verbas para começar as obras de acesso e infraestruturação do exterior.

Entretanto, soube a agência Lusa, o Governo está a "improvisar" os acessos ao recinto desportivo para providenciar o mínimo de comodidade, e que a inauguração deverá acontecer entre 23 de agosto e início de setembro.

O anúncio oficial do dia da inauguração e dos pormenores deverá ser feito a qualquer momento pela ministra da Educação e Desporto de Cabo Verde, que nos últimos dias tem-se desdobrado em reuniões e contactos com os responsáveis pela infraestrutura desportiva.

Cabo Verde, agora treinador pelo português Rui Águas, realiza o primeiro jogo de apuramento para o Campeonato de África das Nações (CAN'2015) no dia 6 de setembro, no terreno do Níger, mas quatro dias depois deverá receber no Estádio Nacional a Zâmbia.

Na terceira ronda, mede forças com Moçambique, num jogo marcado para o dia 11 de outubro, em Maputo, e quatro dias depois recebe os moçambicanos na Cidade da Praia.

No mês de novembro, recebe o Níger e viaja até à Zâmbia para fechar a fase de apuramento.

O Estádio Nacional, orçado em 12,6 milhões de euros, foi entregue em novembro passado pela China às autoridades cabo-verdianas.

A maior infraestrutura desportiva do arquipélago está dotada de condições para a prática de várias modalidades, sobretudo do atletismo e atividades culturais.

Com capacidade para 15 mil lugares sentados, 5.000 deles cobertos, o recinto está equipado com torres de iluminação e dispõe de 80 câmaras de vigilância com capacidade para alcançar 300 a 500 metros em redor.

A infraestrutura desportiva ocupa uma área de 11.530 metros quadrados, está equipado com relva sintética, autorizada pela FIFA, e dispõe de uma pista de atletismo, em tartan, com oito pistas.

Está equipada com balneários, cabine de imprensa, salão para fisioterapia, espaços apropriados para a polícia, bombeiros e médicos, bem como para outros agentes desportivos, e no exterior há lugares para a prática das disciplinas de lançamentos no atletismo - dardo, disco e martelo.