O Estádio Nacional de Cabo Verde, inaugurado no sábado, não se deve compadecer com migalhas para a sua gestão, afirmou o gestor da maior infraestrutura desportiva do país, considerando que é preciso criar todas as condições para a sua sustentabilidade.

Inácio Carvalho, que falava aos jornalistas durante a inauguração daquela que já é a maior infraestrutura desportiva do arquipélago, indicou que a sustentabilidade será garantida através do Orçamento Geral do Estado, conforme também assegurou o primeiro-ministro, José Maria Neves.

"Mas, independentemente do Orçamento do Estado, a gestão terá de mobilizar parcerias, por forma a levarmos avante o nosso projeto", salientou o antigo futebolista e ex-diretor-geral dos desportos de Cabo Verde, avançando que será uma infraestrutura "multiuso", que além de atividades desportivas, vai ser palco de muitas atividades culturais e recreativas.

Inácio Carvalho deu conta que já há empresas cabo-verdianas interessadas em marcar presença no Estádio Nacional, infraestrutura que depois será gerida por uma empresa público-privada.

"Estamos disponíveis e a partir de segunda-feira vamos começar a negociar, por forma a garantir financiamento", concluiu o responsável pelo núcleo de gestão do recinto desportivo, que inicia agora um mandado de dois anos.

O Estádio Nacional, orçado em 12,6 milhões de euros, está dotado de condições para a prática de várias modalidades, sobretudo do atletismo e futebol.

Com capacidade para 15 mil lugares sentados, 5.000 deles cobertos, o recinto está equipado com torres de iluminação e dispõe de 80 câmaras de vigilância com capacidade para alcançar 300 a 500 metros em redor.

A infraestrutura desportiva ocupa uma área de 11.530 metros quadrados, está equipado com relva sintética, autorizada pela FIFA, e dispõe de uma pista de atletismo, em tartan, com oito pistas.

Está equipada com balneários, cabine de imprensa, salão para fisioterapia, espaços apropriados para a polícia, bombeiros e médicos, bem como para outros agentes desportivos, e no exterior há lugares para a prática das disciplinas de lançamentos no atletismo - dardo, disco e martelo.