A comitiva da seleção cabo-verdiana está concentrada desde domingo, 31 de agosto, no Estádio do Jamor, preparando-se para o duplo embate com o Níger e a Zâmbia a contar para as eliminatórias do CAN 2015.

Cabo Verde tem o primeiro embate no dia 06 de setembro, em Niamey, e o segundo, no dia 10 do mesmo mês com a Zâmbia, esta que vai ser a sua estreia no Estádio Nacional, inaugurado no passado dia 23 de agosto.

Dessa convocatória, segundo fonte da Federação Cabo-verdiana de Futebol, caiu o nome de Júlio Tavares, devido a lesão. Mesmo assim, Rui Águas não convocou nenhum jogador para substituir o avançado, sabendo que terá de abdicar de mais três do lote dos 27 convocados.

A referir que dos selecionados assinalam-se as estreias do central Jeffrey Fortes, do Dordretch da Holanda, e do guarda-redes Kevin, do Nacional da Madeira (Portugal).

Jeffrey Fortes destaca-se como um defesa lateral direito “muito forte” que, nos últimos dois anos, afirmou-se no campeonato holandês e vai constituir sério concorrente a Nivaldo, o habitual titular da selecção.

Já Kevin, que também se estreia nesta convocatória, é um jovem guarda-redes de 20 anos que vai ter a sua primeira oportunidade de poder representar a seleção e ser um substituto de Vozinha, que representa o Progresso de Sambizanga de Angola.

Outro destaque é a inclusão de Zé Luís, avançado do Sporting Clube de Braga (Portugal), que não tinha sido convocado desde que abandonou a seleção durante o estágio de preparação para o CAN de 2013.

Essa primeira convocatória de Rui Águas teve, no entanto, essas duas novidades e manteve as bases do anterior selecionador, Lúcio Antunes, onde se salientam Heldon, Platini, Fernando Varela, Vozinha, Ryan Mendes e Babanco.

Notória ainda nessa convocatória é a ausência do “capitão” Marco Soares, devido a lesão contraída ao serviço da equipa do 1º de Agosto, de Angola, e o regresso de Duka, do Estoril Praia de Portugal.

A equipa técnica terá de escolher 23 jogadores para a lista final no dia 31 de agosto, ou seja, quatro dos atletas não vão jogar nos dois jogos de qualificação, sendo que Fernando Varela só estará disponível para o jogo da segunda jornada.

Pré-convocados:

Guarda-redes: Vozinha (P. Sambizanga - Angola), Ivan (Gil Vicente- Portugal) e Kevin (Nacional - Portugal).

Defesas: Pék's (Gil Vicente- Portugal), Jeffrey Fortes (DFC Dordretch - Holand), Gégé (CD Maritimo - Portugal), kay (Univ. Craiova - Romenia), Josimar Lima (DFC Dordretch - Holanda), Stopira (Videoton - Hungria), Fernando Varela (Esteua Bucareste -Romenia), (Nivaldo (F.C. Teplice - Rep. Chec) e Carlitos (AEL FC Limassol - Chipre).

Médios: Babanco (Estoril Praia - Portugal), Sténio (Chermo More Varna - Bulgaria), Calu (P. Sambizanga - Angola), Nuno Rocha (Univ. Craiova - Romenia), Walter Borges (Bravos de Maquis - Angola), Sidney (R. Libolo- Angola), e Platini (CSKA Sofia - Bulgaria)

Avançados: Ryan Mendes (Lille – França), Heldon (Sporting - Portugal), Garry Mendes Rodrigues (Elche - Espanha), Zé Luis (Braga - Portugal), Odair Fortes (Stade de Reims - França), Djaniny (Santos Laguna - México), Júlio Tavares (Dijon - França) e Kuca (Estoril - Portugal).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.