A época futebolística 2014/2015 na ilha do Fogo inicia-se a partir de segunda quinzena de outubro com jogos de preparação entre as equipas, visando o arranque do campeonato regional de futebol do primeiro escalão a 15 de novembro.

O calendário desportivo para a nova temporada futebolística foi enviado aos dirigentes desportivos das equipas do primeiro e do segundo escalões e, segundo o presidente da direcção da Associação Regional de Futebol, Pedro Fernandes Pires, as equipas do primeiro escalão devem proceder às respetivas inscrições ainda na primeira quinzena.

O sorteio para o campeonato é realizado na primeira quinzena de outubro e durante quatro semanas, entre 18 de Outubro e 09 de novembro, as equipas podem organizar torneios e jogos de preparação.

O campeonato do primeiro escalão decorre de 15 de novembro de 2014 a 19 de abril de 2015, com uma pausa entre 21 de dezembro a 09 de janeiro.

A taça Fogo em futebol, que na época passada não chegou a ser realizada, decorre entre 13 de janeiro com a realização da primeira eliminatória, a 25 de abril com a realização da fase final, sendo que esta prova contará com a participação de 17 equipas, sendo dez do primeiro escalão e sete do segundo.

O campeonato de segundo escalão, segundo o calendário previamente elaborado e distribuído às equipas, deverá iniciar a 10 de janeiro de 2015.

O campeonato regional de primeiro escalão será disputado por dez equipas, sendo seis do município de São Filipe (Académica, Botafogo, Vulcânico, Spartak, Valencia e União de São Lourenço), dois dos Mosteiros (Cutelinho e No Pintcha) e dois do município de Santa Catarina (Baxada e Parque Real), sendo que o Parque Real faz a sua estreia no primeiro escalão.

O segundo escalão contará com as equipas de ABC de Patim, Luzabril, Juventude e Brasilim (São Filipe), Esperança e Desportivo de Cova Figueira (Santa Catarina) e Grito Povo (Mosteiros).

Neste momento, a nível de São Filipe, algumas equipas já começaram os preparativos e com muitas mudanças de jogadores entre as equipas, consoante o poderio financeiro.

A equipa da Académica do Fogo, tricampeã regional e vice-campeã cabo-verdiana, é a que perde maior número de jogadores, tendo saído mais de metade da equipa base, sendo seis jogadores para o “rival” Botafogo e outros para Vulcânico, nomeadamente Sy, melhor jogador e marcador de Cabo Verde da época passada.

A Académica iniciou na semana passada os treinos, enquanto o Botafogo que contou com mais de uma dúzia de reforços e com nova equipa técnica (Beto e Camelo) e Spartak, agora orientada pelo técnico português, iniciaram os treinos na segunda-feira, 29 de Setembro.

As demais equipas estão na fase de preparação, devendo o Vulcano iniciar ainda esta semana os treinos, União de São Lourenço a partir da próxima semana.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.