O Governo cabo-verdiano destacou sexta-feira o contributo do desporto para o desenvolvimento do país, entendendo que o setor tem valor económico e social e está inserido na economia criativa enquanto fonte de rendimentos.

A ideia foi defendida sexta-feira à tarde pela ministra da Educação e Desporto, Fernanda Marques, na abertura da segunda Conferência Nacional do Desporto (CND), que decorre na Cidade da Praia até domingo.

No seu discurso, Fernanda Marques sublinhou o facto de o país ter estado a viver, nos últimos tempos, momentos de orgulho nacional, tanto a nível de ganhos de infraestruturas como a nível de visibilidade, resultantes de participação dos atletas cabo-verdianos em competições internacionais.

"Os ganhos de hoje são frutos de trabalho coletivo de várias gerações de dirigentes", destacou a ministra, citada pela Inforpress, recordando que a primeira CND, realizada há 28 anos, contribuiu para a edificação das principais instituições de gestão e administração do desporto no arquipélago.

A ministra destacou também os feitos da seleção cabo-verdiana de futebol, com o seu apuramento para a Taça Africana das Nações (CAN2015) e a sua ascensão para a quarta melhor seleção de África e o 33.º a nível mundial, conforme o último "ranking" da FIFA.

Segundo Fernanda Marques, a opção de Cabo Verde agora é "construir uma política desportiva, com valor económico e social, inserida na economia criativa".

"Da mesma forma que o país está a valorizar as indústrias culturais, também estamos a valorizar as indústrias desportivas", reforçou a governante, para quem há que olhar para o desporto como fonte de rendimentos para que os resultados possam beneficiar toda a cadeia de intervenientes.

A segunda Conferência Nacional de Desporto (CND) prossegue hoje e domingo na Cidade da Praia, com discussão sobre vários temas ligados ao desporto cabo-verdiano e com locuções de técnicos, desportistas, dirigentes e jornalistas cabo-verdianos e portugueses.

Com a iniciativa, o governo cabo-verdiano pretende adaptar o desporto às necessidades da realidade atual e colher subsídios para a elaboração de um plano estratégico para o setor no país.