Todas as Académicas de Cabo Verde confirmaram já a participação no encontro das Académicas marcado para 15 de Novembro, no Porto Novo (ilha de Santo Antão), com a presença do presidente da “briosa” de Portugal, José Eduardo Simões.

Elísio Silva, líder da Académica do Porto Novo, avançou hoje à Inforpress que já estão a ser ultimados os preparativos para a realização desse encontro e que já receberam a confirmação da presença de representantes de todas as Académicas de Cabo Verde no evento.

O encontro das Académicas surge no quadro de um protocolo de cooperação existente entre a Associação Académica do Porto Novo e a sua congénere de Coimbra, Portugal, rubricado em Setembro, entre os presidentes dos respectivos clubes.

Com efeito, o presidente da Associação Académica de Coimbra é esperado no dia 14 em Santo Antão, encabeçando uma delegação daquele clube português, co-promotor do evento, cujo objectivo é “unir” as Académicas e discutir aspectos relacionados com esses clubes.

No âmbito desse encontro, inicia-se a 12 de Novembro, no Porto Novo, uma acção de formação de três dias dirigida aos técnicos de futebol da Académica local, curso que vai ser alargado a todas as equipas oficiais de Santo Antão.

O estabelecimento de relações de cooperação com congéneres portuguesas tem sido um dos propósitos dos clubes porto-novenses.

O Marítimo do Porto Novo, o Sanjoanense e o Sporting local possuem laços de cooperação com o Marítimo da Madeira, o Belenenses e o Sporting Clube de Portugal, respectivamente.