As equipas do Bairro e Desportivo da Praia disputam no domingo, no Estádio da Várzea, a final do Torneio de Abertura em Santiago Sul, organizado este ano em homenagem ao falecido árbitro Osvaldino Andrade "Scola".

O Desportivo da Praia conseguiu na quarta-feira a passagem à final depois de vencer o Boavista por 1-0, golo apontado pelo médio-ofensivo Arlindo, ex-Desportivo Nhagar de Assomada.

Já o Bairro Craveiro Lopes atingiu a fase derradeira no último fim-de-semana, quando venceu a Académica da Praia por 2-0.

O arranque do Campeonato Regional de Santiago Sul está agendado para 5 de dezembro, data essa que podia ser adiada devido ao protesto apresentado pelo Tchadense, que reivindicava a permanência na primeira divisão.

No entanto, esta terça-feira, o Conselho Jurisdicional da Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF) julgou improcedente o recurso apresentado pela Associação Desportiva e Cultural Tchadense, que pretendia ganhar os três pontos perdidos na derrota ante os Travadores, em jogo da 18ª jornada do regional de Santiago Sul.

O Tchadense, equipa despromovida ao segundo escalão do Regional de Santiago Sul de Futebol na temporada 2013/14, pretendia salvar a descida com o argumento que Ivanir Rodrigues Monteiro Barreto, popularmente conhecido por Barrusco, jogou com o documento falso em nome de outrem.