A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) aguarda os resultados dos testes FIFA para a certificação dos relvados sintéticos do Estádio Adérito Sena e Centro de Estágio, ex-campo Alcindo Nacimento, realizados no passado dia 17.

Os testes, explicou à Inforpress o gestor do Estádio Adérito Sena, Júlio Brito, foram efetuados durante todo o dia de Carnaval, sob a responsabilidade de uma equipa do laboratório do departamento de têxteis da Universidade de Gent (Bélgica), coordenada por Filip Motte.

“O laboratório produzirá, oportunamente, o relatório com vista à certificação dos dois relvados”, precisou a mesma fonte, explicando que a equipa da Universidade de Gent (Bélgica) promoveu uma bateria de testes nos dois relvados que integrou resistência da relva, níveis de borracha e areia, piso (base), verificação das medidas da área de jogo e de segurança, circulação e ressalto de bola e temperatura.

O Estádio Adérito Sena, que recebeu recentemente um piso sintético Fieldturf Optimum, 60mm, monofilamento de 3.ª Geração, passou a ter uma área de total de implementação de relva de 111 metros x 74 metros, e uma área de jogo com 105 metros x 68 metros, a medida máxima da FIFA, o organismo que rege o futebol a nível mundial.

O Centro de Estádio, que se localiza paredes-meias com o “Adérito Sena”, por seu lado, foi dotado de um relvado da marca Fieldturf Prestige XM6, 50 mm, monofilamento de 3.ª Geração, com 104 metros x 67 de área total de implementação da relva e uma área de jogo de 100 metros x 63 metros.

Com a notificação OK, que se aguarda da FIFA, presume Júlio Brito, os jogos da seleção de Cabo Verde estarão de regresso à ilha de São Vicente, cuja população, sintetizou, “sempre soube” acarinhar os Tubarões Azuis.