O professor catedrático português Manuel Sérgio afirmou hoje, na Cidade da Praia, que o desporto é, na atualidade, o fenómeno cultural de maior magia, considerando tratar-se também uma área de conhecimento como outra qual quer.

Durante a sua intervenção no seminário sobre “Do físico á motricidade humana: Uma revolução científica”, que aconteceu no final desta tarde na Praia, o professor defendeu que o desporto precisa “dar salto” como outro sector, tendo em conta que nos dias de hoje é o fenómeno cultural de maior magia.

No seu entender, o desporto é muito mais do que uma atividade física, mais sim uma atividade humana, já que tudo o que é humano está no futebol.

“A expressão educação física nasce no século XVIII”, disse o catedrático, realçando que antes havia a ginástica e a música e que destinavam a fazer corpos belos, consoante o conceito de beleza que se tinha tido no mundo das ideias de Platão.

Com mais de 40 livros publicados sobre a Filosofia do Desporto, Manuel Sérgio, que se encontra em Cabo Verde a convite do Chefe do Estado, para apresentar um seminário sobre “Motricidade Humana e Desporto”, avançou que a motricidade humana é uma serie de atividades físicas, ou seja, o movimento intencional da pessoa ou da superação.

Para este responsável, a expressão educação física e atividade física não são linguagem científica, sendo que a medida que se faz uma investigação científica o vocabulário se modifica, mas sublinhou que o objeto de estudo da educação física é a pessoa.

Contudo, defendeu que os jogadores têm de ter três qualidades essenciais, nomeadamente a liderança, boa leitura de jogos, e saber comunicar para poder motivar, mas afirmou que muitas vezes a cultura faz falta, já que é a aliança do saber e da vida.

Manuel Sérgio encontra-se em Cabo Verde para ministrar um seminário sobre “Motricidade Humana e Desporto”, que decorre na Cidade da Praia, de 24 a 27 deste mês.