A primeira fase do Centro de Estágio da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), em São Vicente, é inaugurada este sábado na presença, entre outros, da ministra do Desporto, do presidente da Câmara e de representantes da FIFA e da FCF.

Dotado de relva sintética, que aguarda certificação FIFA, o novo centro constitui, segundo o vereador de Desporto da Câmara Municipal de São Vicente, Humberto Lélis, mais uma alternativa quer para a prática de jogos oficiais, quer para o alojamento de caravanas e outras mais-valias que o espaço oferece.

A primeira fase da obra englobou a construção do edifício principal, que alberga um pequeno hotel de 26 quartos, um auditório para 120 pessoas, restaurante, sala multimédia, biblioteca, centro médico, entre outros departamentos.

Com custo estimado em 100 mil contos, o centro começou a ser construído no dia 2 de abril de 2012 e envolve, na qualidade de parceiros, a FIFA, o Governo, a Câmara Municipal de São Vicente e a FCF.

O processo para a sua edificação, todavia, iniciou-se em de agosto de 2007 quando a autarquia mindelense e a FCF rubricaram um protocolo no âmbito do qual a edilidade cedeu a título gratuito à FCF o terreno e as infra-estruturas do ex-campo da Torrada, local de edificação do centro, na avenida 12 de Setembro.

Em dezembro do mesmo ano, a Assembleia Municipal de São Vicente, por unanimidade dos seus deputados, ratificou o protocolo, dando luz verde para construção da infraestrutura.

A primeira pedra foi oficializada a 21 de junho de 2009, pelo então ministro-Adjunto e da Juventude e Desportos, Sidónio Monteiro, precisamente no dia em que a Cidade Velha foi reconhecida como Património da Humanidade.

Da autoria do arquiteto António Jorge Delgado, que projetou a infra-estrutura, o Centro de Estágio de São Vicente desenvolve-se em três unidades centrais, nomeadamente edifício principal, uma outra unidade que contempla balneários e ginásio e, finalmente, a terceira que inclui o campo de futebol e as bancadas.

Outras dependências da obra são uma piscina e um restaurante, cuja edificação deve ocorrer na segunda fase do projeto, auditório para 120 pessoas, restaurante, sala multimédia, biblioteca, centro médico, entre outras. O Centro de Estágio do Mindelo pode ainda acolher uma unidade de Medicina Desportiva.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.