O Sporting Clube Farense, clube fundado no bairro da Fonte Filipe em 18 de Setembro de 1983, ascendeu este domingo, pela primeira vez na sua história, à 1ª divisão de São Vicente, ao vencer o Calhau por 3-2.

O Farense, com efeito, sagra-se campeão da 2ª divisão a uma jornada do fim da prova, totalizando 24 pontos em nove jogos, contra 18 do Corinthians, atual segundo classificado.

Contudo, apesar de jogar com o último classificado, que soma até este momento por derrotas os nove jogos disputados, a verdade é que, na tarde de hoje, o Calhau criou imensas dificuldades ao Farense. Aliás, foi a primeira equipa a marcar, à passagem dos 27 minutos de jogo.

Mas o Farense deu a volta ao resultado na segunda parte e chegou a estar a vencer por 3-1, mas a 12 minutos do fim do jogo o Calhau reduziu para 2-3.

Para a história, o registo de que os golos do Farense foram apontados por Eric (2) e Mário.

Segundo o treinador Bassana, "subir" o Farense à 1ª divisão pela primeira vez, 31 anos após a fundação do clube, foi a concretização de "um sonho antigo", reconhecendo, no entanto, que o campeonato "foi difícil", pois a 2ª divisão, concretizou, "não é para qualquer um".

"Cumpri um sonho com a equipa da minha zona, estou radiante, agora é festejar para mais tarde, então, pensar naquilo que será o Farense na 1ª divisão", precisou o treinador Bassana.

Resolvida a questão da subida direta, resta agora conhecer, na última jornada, nos dias 11 e 12 de Abril, o segundo classificado que irá disputar com o penúltimo da 1ª divisão a segunda vaga para o principal campeonato do quadro competitivo da Associação de Futebol de São Vicente.

Corinthians, com 18 pontos, Castilho, com 16 pontos, e São Pedro, também com 16, são as três equipas que podem chegar no fim do campeonato ao segundo lugar.

Quadro dos jogos da 10ª e última jornada do campeonato da 2ª divisão: São Pedro - Farense, sábado, dia 11 de abril, às 12h00, Calhau – Ponta de Pom, às 10h00, e Castilho – Corinthians, às 12h00, no domingo, 12.